SENSO OU CENSO?*

As palavras SENSO e CENSO existem na língua portuguesa e estão correctas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

A palavra SENSO refere-se à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente. A palavra CENSO, por sua vez, refere-se ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.

SENSO tem sua origem na palavra em latim ''sensus'', devendo assim ser escrita com 's' inicial. É sinónimo de juízo, entendimento, discernimento, julgamento e raciocínio, bem como de prudência, circunspecção, sensatez, siso, tino e ponderação, entre outros.

Exemplos:

Adoro seu senso de humor!

Aquele aluno não demonstrou senso crítico em suas respostas.

CENSO tem sua origem na palavra em latim 'census', devendo assim ser escrito com 'c' inicial. É sinónimo de censo demográfico, recenseamento e recenseamento demográfico. As palavras cognatas de censo deverão também ser escritas com 'c' inicial e 's' na sílaba seguinte: recensear, recenseio, recenseamento, recenseador,…

Exemplos:

Foram confirmadas algumas irregularidades no último censo realizado.

Com base no censo poderemos verificar a média de idade da população angolana.

Reparem, agora, neste texto de um adolescente de escolaridade duvidosa, extraído de um comentário, e digam se o dito-cujo acertou (ou novamente errou):

"Segundo a Psicologia, é possível reeditar a nossa personalidade, partindo do pressuposto que entre o consciente e subconsciente existe o CENSO."

______________

*FONTES: 'Dicionário Houaiss', de Mauro de Salles Villar | Antonio Houaiss, Editora Objetiva, 2009.

'Dicionário Online de Português'.