Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Degustação Literária

De nada adianta devorar um livro após o outro, sem degustar. Bons textos são escritos para se aproveitar, ouvir e pensar. O Silêncio, nesse caso, é pai e mãe da Sabedoria.

"É norma de boa educação ficar em silêncio enquanto o outro fala" *.

"Se levo a sério o que o outro está dizendo, que é diferente do que penso, depois de terminada a sua fala eu ficaria em silêncio, para ruminar aquilo que ele me disse, que me é estranho. Mas isso jamais acontece. A resposta vem sempre rápida e imediata. A resposta rápida quer dizer: 'Não preciso ouví-lo. Basta que eu me ouça a mim mesmo. Não vou perder tempo ruminando o que você disse. Aquilo que você disse não é o que eu diria, portanto está errado...' " **

* e **: trechos de Sobre ouvir (Rubem Alves, ostra feliz não faz pérola, Editora Planeta, 2008, 4a. reimpressão, pg. 47)

Dito popular alemão: Por vezes, falar é prata e calar é ouro.
Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 13/04/2009
Código do texto: T1536350
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar autoria de Helena Frenzel e usar um link para o site original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (36207 leituras)
47 áudios (2337 audições)
45 e-livros (1936 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/11/17 15:44)
Helena Frenzel