Nas terras tranqüilas da Tricolândia o macaco Duque passeava.
 
De repente notou vários animais acelerando seus passos, todos seguiam como se estivessem atrasados. 
_ Aonde vai, valente tigre?
_ Não venha me fazer pergunta boba, claro que estou indo aplaudir o Esquadrão. Se liga, mano!
 
Após a delicada resposta, Duque continuou confuso.
_ Aonde vai, amigo elefante?
_ Tenho pressa, preciso aplaudir o Campeão dos Campeões.
 
Duque desejou demais descobrir quem merecia os aplausos.
_ Simpática girafa, aonde você está indo?
_ Todos nós seguimos para aplaudir o Bahia.
_ Mas o que aconteceu, minha sincera amiga?
_ A mágica equipe acaba de golear o adversário.
 
A gentil girafa avançou, Duque decidiu percorrer a trilha que os colegas desenharam na tão agitada floresta.
 
* Chegando lá, o aconchegante estádio baiano recebia uma multidão humana e incontáveis bichos, a felicidade dominava, aplausos sem fim saudavam o brilhante time.
 
Seis golaços, meu terno timaço, é eterno, de aço!
 
Duque não resistiu, começou a aplaudir também, sentia que encontrara ali a melhor inspiração, doce canção, indescritível emoção.
 
* Quantos Duques nós somos?
Como desprezar o farol mostrando caminhos, abrindo portas otimistas, propondo que a ventura inunda o quanto flui aventura profunda?
 
Risos incontidos oferece o Bahiaço, gols nascem leves, cantar o torcedor sempre deve, desça neve ou se o intenso calor ferve.
 
* Quando iniciou a madrugada, aves bailavam e sonhavam radiantes, guardei o instante, pedi ao Universo anotar, conduzir distante um verso bem fascinante.
 
Estrelas davam encanto à hora maravilhosa, nenhuma mente ansiosa, apenas repetia cada jogada formosa, o novo dia ofusca, irradia, busca.
 
* Macacos bastante empolgados ouviam o apaixonado relato do jovem primata, depois bolaram organizar uma festança.
Ganhou tanto a vida, arte querida, o colorido aumentou, lindas cores prevaleciam, as almas aqueciam, a manhã surgindo agradecia.
 
Dançando Duque muito sorria, seu sangue agora tricolorido movia veias impregnadas de satisfação, beleza, sedução, grandeza.
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 09/02/2017
Reeditado em 09/02/2017
Código do texto: T5907110
Classificação de conteúdo: seguro