Entrevista - Luciana Garcia (Atriz/Diretora e Sócia do Teatro Augusta)

Hoje temos a honra de entrevistar para o site recanto das letras a Apresentadora, diretora e Atriz, Luciana Garcia, que tem se destacado cada vez mais no cenário artístico nacional.

Luciana, antes de tudo é um prazer poder entrevistar você para o site recanto das letras.

1- Você se considera o "Espetáculo" de si mesma?

R- Rs... Essa frase é do Hamilton Vaz Pereira... Sim, eu acredito que o instrumento de trabalho do artista é ele mesmo. E nessa linha de pensamento, a gente tem todos os personagens dentro da gente. Então aquilo que a gente expõe, aquilo que a gente mostra, e o que tem dentro de si. Não to querendo dizer que um ator que faz bem um psicopata é um doente mental, não é isso... mas todos nós, não somente os artistas, somos potencialmente tudo. Enquanto seres humanos, podemos nos tornar qualquer coisa, desde gari, professor, empresário... até uma pessoa que vai ao cinema numa tarde e mata todo mundo. As circunstâncias tem uma grande interferência em quem nos tornamos. Por isso é que a formação que a gente tem em casa é tão importante. Porque se não fosse por esse código moral que a gente aprende de pai e mãe, o mundo seria um caos.

2- Como foi sua infância e de onde surgiu a ideia de se tornar atriz?

R- A minha infância foi bem diferente da das outras crianças da minha época. Eu me mudava muito de uma cidade pra outra, por causa do trabalho do meu pai. Nunca morei mais de 3 anos na mesma cidade nessa época! Então quando a gente saía de uma cidade pra outra, eu tinha que começar tudo de novo: na escola, no prédio, no bairro... Meu irmão que era muito tímido sofria demais, mas eu já era mais despachada. Batia no apartamento da vizinha perguntando se não tinha nenhuma criança lá pra brincar comigo, rs... Sempre quis ser atriz. A primeira vez que eu vi uma peça, com 5 anos, fiquei encantada. Era Chapeuzinho Vermelho. E nem tinha um teatro propriamente na cidade. Foi uma apresentação improvisada, num clube... Acho que toda a criança é ator, né?! Toda criança quando brinca representa com uma convicção, com uma propriedade que até assusta!

3- Donald Trump Ou Bolsonaro?

R- Nossa, que pergunta difícil! Primeiramente fora Temer! Hahahaha.... Acho que Trump... acho ele um cara bem radical, mas se for olhar por um outro lado, ele tá fazendo uma política protecionista, pra defender os direitos de quem tem direitos primeiro, ou seja, quem é realmente americano. Não acho que seja bacana esse tipo de postura, mas chega uma hora que se você quiser ajudar todo mundo você quebra. Bolsonaro nunca, jamais! Machista, homofóbico, um retrocesso em pessoa.

4- Para quem você tira o chapéu?

R- Eu tiro o chapéu pra quem ganha salário mínimo, pra quem sustenta a família com pouco e ainda assim consegue preservar o caráter, a ética, a dignidade e o sorriso no rosto.

5- Qual foi o maior desafio quando desempenhou o papel da terapeuta Cássia Mourad do seriado Mães em Crise, uma websérie que fala sobre as dores e desafios da maternidade?

R- Olha, vou te falar... foi uma loucura fazer esse seriado. Cada episódio era um soco no estômago. As histórias das mães, todas elas muito intensas, muito polêmicas... e eu tenho muitas questões com relação à maternidade. Não tenho filhos e fui uma bebê muito doente. A minha mãe, que é uma mulher muito ativa, muito cheia de energia, teve que parar de trabalhar pra cuidar de mim. Isso foi um desgosto na vida dela. Claro que foi uma opção que ela fez, mas eu cresci com a idéia de que se ela trabalhasse pra fora seria uma pessoa muito mais feliz... isso fez com que eu perdesse a vontade de ter filhos. Mas era uma coisa guardada muito bem escondida lá no meu inconsciente. A Cássia me obrigou a rever todas essas questões.

6- Você já traiu? Perdoaria uma traição?

R- Já, claro. Traição não diz respeito somente à vida a dois. A gente trai valores, trai amigos... quem diz que nunca traiu é hipócrita. Agora dizer que perdoaria antes da coisa toda acontecer é muito difícil né?! Num primeiro momento sim, perdoaria. Também sou de carne e osso, todo mundo é passível de errar, Jesus já dizia isso, né?! Que atire a primeira pedra... Agora tem circunstâncias e circunstâncias. Acho que o que eu não consigo perdoar é a deslealdade. Pra mim, ser leal é mais importante que ser fiel.

7- No Video Clipe da dupla Jean & Julio você encara uma personagem que vive uma situação delicada, como foi participar de um vídeo musical?

R- Foi muito bacana! Puxa, que equipe gostosa essa do Jacques Jr.... Foi tudo muito bom, tudo mesmo. Adorei o convite de fazer essa personagem, porque fala de uma coisa que é meio tabu, que é a mulher que sai de casa... Geralmente quem sai de casa é o homem... a sociedade não consegue conceber a ideia de uma mulher que não queira ficar com os filhos. Mas eu acho que ainda mais importante que isso, a história do clip é dessa mulher do século XXI, que não se sujeita a qualquer coisa. Mesmo estando errada, mesmo sofrendo pela perda da filha, ela banca as suas escolhas. Acho que os meninos (o Jeann e o Júlio) foram muito felizes com o tema. O homem é sempre visto como machão, que não sofre... e eles mostraram um outro lado. Esse homem mais sensível, mas frágil.

8- Como foi atuar na Globo e Na Record ? Qual a diferença entre as duas emissoras?

R- Uma delícia! Ah, na Globo foi um sonho... a primeira vez que eu cheguei lá já me chamaram pra uma participação, não pude nem acreditar. Mas é uma indústria, né?! Você tem que estar com tudo muito pronto, muito resolvido... não tem o tempo do ensaio, de construir a personagem... é muito diferente de fazer teatro, cinema, internet... A Record é de uma calor humano maravilhoso (e a comida lá é ótima também), rs...

9- Você dirige o Teatro Augusta, um dos mais renomados do país, o que sente quando está dirigindo este patrimônio nacional?

R- Nossa, no começo foi assustador! Quando a gente comprou, um amigo chegou e disse pra mim e meu sócio: vocês tem noção de que a partir de agora vocês já fazem parte da história do teatro em São Paulo?! Aquilo me deixou assustada: que responsabilidade! Mas é uma responsabilidade boa. Tudo que a gente faz com amor é muito bom.

10- Qual país sonha em conhecer?

R- A minha próxima viagem dos sonhos é Laos, Camboja e Vietnam. Adoro conhecer essas culturas completamente diferentes da nossa.

11-Quais os planos para o futuro?

R- Sempre tive resposta pra essa pergunta na ponta da língua... hoje não sei mais. Quero continuar trabalhando muito, mas sou uma pessoa bem realizada já. Se eu morresse hoje acho que estaria tudo bem pra mim, já realizei muito! Mas tenho projetos pra 2018, 2019.... no teatro e na internet. To me voltando pra esses dois meios agora. TV e Cinema se vier é lucro. Gasto minhas energias naquilo que eu posso controlar. O que eu não posso entrego pra Deus.

12- Você aceitaria fazer um ensaio NU? E um papel em que tivesse que ficar totalmente nua? Já chegou a fazer?

R- Já fiz nu sim. Eu penso que a gente tem que sempre ter o cuidado de saber se o trabalho é de bom gosto, se tem mesmo uma justificativa e uma necessidade pra rolar aquela cena. Se a resposta dessas duas perguntas for sim, vamos aí. Também penso que é quase uma obrigação da gente como ator mostrar pras pessoas que a gente é normal. Eu não tenho corpo de modelo, não tenho mais 20 anos, o meu corpo mostra isso. Então acho bom quando alguém vê o trabalho e pensa: puxa, não preciso de silicone pra ser feliz, ou é normal ter estrias. Essa coisa do HD e do Photoshop tá tirando muito humanidade da arte.

13- Qual o maior ator/atriz que já conheceu e que mais admira e que não conheceu e que mais admira?

R- Eu tive um encontro maravilhoso com a Fernanda Montenegro, no final de um espetáculo dela, que foi algo que guardo pra mim como artista num lugar muito especial da minha memória. Ela é uma diva, e foi extremamente generosa comigo. Na despedida, disse que gostaria de me ver em cena. Chorei! Não sou de tietar ninguém, mas tem algumas pessoas que tocam a gente e é inevitável não se sensibilizar.

14- O que você faria se ganhasse na mega sena?

R- Boa pergunta! Acho que boa parte eu iria investir em cultura... Tem muita coisa boa acontecendo por aí que é feita na raça, sem dinheiro nenhum. Esses escândalos da Lei Rouanet vieram só manchar a imagem de uma categoria que vive sucateada. Um ou outro malandro se beneficiou da Rouanet. Mas os empresários tem muita responsabilidade nisso, porque ninguém olha o projeto na hora de patrocinar. As empresas querem dar dinheiro pra quem é famoso, pra quem já tá fazendo sucesso.

15- Como avalia a atual situação de Vitória no Espírito Santo, referente a greve dos policiais?

R- É muito delicado falar sobre isso, né?! Acho uma palhaçada essa história de familiar fazendo greve. Por outro lado, você expor a sua vida a serviço da comunidade por valores tão baixos é uma lástima. Mas daí a gente se pergunta: e o cidadão, que paga seus impostos, trabalha honestamente e agora tem suas casas e comércios saqueados, o que tem a ver com isso? To achando lindo tudo isso que está acontecendo com a Lava Jato, porque ninguém aguenta mais tanta pobreza e impunidade. O Brasil é um país muito rico. O problema é que o dinheiro vai pros bolsos errados.

16- Já foi assediada de alguma forma para algum crescimento na profissão?

R- Tipo teste do sofá? Ah, sempre tem alguém querendo tirar vantagem de você, né?! Mas isso não é só no meio artístico, é em qualquer profissão. E tem algumas pessoas que talvez achem que é um caminho mais curto, um atalho para o sucesso. Mas essas pessoas na verdade estão preocupadas com a fama. Sucesso é outra coisa.

17- Como é a Luciana família?

R- A minha família hoje sou eu e Rita, a minha cachorrinha. Sou uma pessoa low profile, gosto de ficar em casa, tomar um chimarrão e cozinhar para os amigos.

Agradeço demais a Luciana Garcia, atriz, apresentadora . Desejo sorte e sucesso a esta simpatia em pessoa..

Muito obrigada à você querido, pelo seu carinho e atenção.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 10/02/2017
Código do texto: T5908568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.