Fábio Brandão Caldeira entrevista
                     Adria Comparini
        
        (Entrevista em Acróstico)

A palavra amor ainda possui algum poder?

(A ) Acredito que só o amor tem o poder de mudar o nosso mundo para melhor. O Ser humano está em constante aprendizado, se aperfeiçoando e eu creio que através do amor podemos tornar este planeta um lugar melhor para viver.

Deus escreve realmente certo em linhas tortas?

(D) Deus está em todos os lugares em todo o tempo, é Onipresente, seu plano é perfeito. Já vi muitas situações que pareciam erradas, confusas e depois tudo se encaminhou e deu certo. A fé é imprescindível para caminharmos com segurança.

Representa de verdade os anseios de um povo os dias políticos atuais?

(R) Reflito, penso com carinho em sua pergunta, porque Politica não é o meu forte. Vejo nos dias atuais o reflexo das escolhas que o nosso Povo fez nas urnas. O desemprego, a corrupção, o desencanto com os Políticos eleitos. Vamos passar ainda por mais tempos de crise. Espero que tudo se ajeite, que superemos as dificuldades e o Brasil prospere. Sou uma pessoa que respeita as diversas opiniões e escolhas, só não concordo com esta situação atual. Fomos roubados sem dó nem piedade por pessoas com uma ideologia bonita e vazia.

Incompreensível para quem clama por justiça que tipo de injustiça?

(I) Injustiças...são várias em nosso Pais. Uma delas é a falta de Hospitais públicos e atendimento à Saúde de uma forma geral sendo que o povo paga impostos altíssimos ao governo. A pessoa trabalha uma vida inteira, paga impostos, paga INSS e quando precisa de tratamento médico tem que recorrer à ajuda dos filhos para poder continuar a pagar Planos de Saúde porque as filas para tratamentos na Rede Pública é imensa e muitas vezes não se consegue uma consulta a tempo. Não estou falando do que não vivi, estou falando do que vivo. Eu sempre digo que pagamos duas vezes quando adquirimos um automóvel: Uma vez quando compramos e todo ano quando pagamos o imposto dele. Outra injustiça que me faz pensar é sobre os Pedágios, uma fortuna é arrecadada a cada dia,penso que os impostos deveriam cobrir as despesas das construções de estradas e conservação delas. Quando paro num pedágio penso que não temos o direito de ir e vir, somos barrados e sem dinheiro não continuamos a viagem. É justo? Numa viagem longa que fizemos até a praia recentemente, a despesa do pedágio foi quase a mesma do combustível. É justo?

A poesia tem partido?

(A) Ah! a poesia, ela é livre, pássaro de asas mágicas, se quiser tem partido, se não quiser não tem. Poesia é liberdade, é vida, é alegria...poesia é dor, é saudade, é imaginação. Quando escrevemos adquirimos liberdade poética e podemos finalmente ser o que somos, sem máscaras, sem limites, sem falsos pudores.

Caminho que conduz a honestidade?

(C) Clamo hoje pela honestidade que se perdeu e transformou nossos políticos ( em sua maioria) em seres corruptos que só pensaram em sua própria vida e em enriquecer. Fico abismada quando fico sabendo das fortunas que foram desviadas para o exterior. Fico abismada de ver a frieza com que estes homens (e mulheres) se apoderaram de um dinheiro que é do povo como se pertencessem à eles ou ao partido a que se filiaram. Fico abismada ao saber das mazelas em que se envolveram. Mas como me disse um dia um padre com nome de Fábio (mas que não é o Fábio de Mello): "Adria não se escandalize com o pecado alheio", volto à mim, à minha vida e tento não me desviar do caminho do bem, da verdade e da luz que só Jesus nos ensinou. Penso que as famílias precisam urgentemente conduzir os filhos através da educação no lar, dando limites, à educação nas escolas, observando o desempenho dos filhos, e levando-os a prática religiosa. Só assim formaremos pessoas dignas e justas. (Não faça ao outro o que não deseja a si próprio)

Obrigado,com licença e por favor...Como pregar estes valores?

(O) Ontem, num passado remoto os pais ensinavam seus filhos os valores morais com muita rigidez, usavam castigos físicos para punir quem não obedecesse. As crianças cresciam muitas vezes com traumas e revoltadas ou magoadas por causa disso. Hoje é o contrário, os pais estão sempre ausentes e quando estão com seus filhos muitas vezes estão ocupados também, ou os filhos estão com seus celulares, vivendo uma vida virtual. Penso que o certo seria um equilíbrio: Pais mais presentes e filhos mais atentos quando seus pais se dispusessem a ensinar tais valores importantíssimos a seus filhos. Sou admiradora da cultura oriental, Japonesa. Lá existe um respeito natural por todas as coisas. Eles não entram em casa de sapatos, reverenciam os mais velhos por sua sabedoria, respeitam o meio ambiente, são dedicados em tudo o que fazem. A consequência disso? Um País de primeiro mundo. Educação é a palavra chave, sem ela não se chega a lugar algum.

Mais perigoso é: medo da diversidade ou mercantilismo da fé?

(M) Moderação é a palavra chave desta questão, não sei a que você se refere quando diz diversidade, seria na área religiosa? para combinar com a segunda opção? "Mercantilismo da fé"? Estaria você me questionando sobre a diversidade de credos? Eu aceito todas as crenças desde que sejam para o bem, para o crescimento do Ser como um todo. Percebo que algumas religiões que começaram à pouco (Igrejas novas) usam do poder de persuasão de seus pastores para arrancar dinheiro dos fiéis e elas estão sempre cheias. Aqui em minha rua mesmo, tem uma delas, daquelas que cresceram muito nestes últimos quarenta anos e as pessoas se arrumam como se fossem a uma festa, se perfumam, levam garrafinhas de água para benzer e lógico, contribuem e muito para estarem ali. Mas ao contrário do que eu pensava antes, vejo que elas se beneficiam com isso. Percebo que muitas pessoas que não se sentiam à vontade frequentando Igrejas mais antigas se sentem em casa nestes templos. Percebo que houve uma falha nas Igrejas tradicionais que deixaram suas ovelhas se desviarem para outros caminhos. Quem sabe agora com este Papa maravilhoso que temos, que é humilde, simples e Santo, a Igreja Católica consiga recuperar fiéis preciosos.

Pedido mais constante feito em suas orações?

(P) Peço a Deus pela paz no mundo, para que cessem as guerras, para que os conflitos sejam resolvidos.
Anjos fundamentais em sua vida?
(A) Angelicais...Pessoas especiais em minha vida: São Seres de luz que me ajudam a viver e a sobreviver. Sem elas tudo seria mais difícil, não citarei nomes aqui para não ser injusta, mas elas sabem da gratidão que sinto, do carinho que tenho do amor incondicional. Sinto também que existem os anjos extra terrenos que nos circundam com sua força e magnitude. Muitas vezes quando algo me abate, percebo que existe algo que me ajuda também. São eles com certeza!


Ri em que situações?

(R) Rio muito quando cometo um erro, interessante que não costumo praguejar quando isso acontece, e a maioria das pessoas solta um palavrão, eu sorrio e rio e começo novamente. Sei que nós Seres humanos somos sujeitos à falhas as mais diversas e recomeçar é o que podemos fazer, tudo faz parte do aprendizado. Rio também quando estou numa rodinha de amigas, quando alguém conta uma piada, ou assistindo um bom filme de humor. A vida deve ser alegre porque é uma benção imensa!

Irresistível ao paladar?

(I)Impossível resistir a um Apfelstrudel, uma torta de maçãs que é um prato típico do Sul do País. Aprendi a fazer quando lá estive. Delicioso!

Nossa guerra interior mais complicada?

(N) Nossa Senhora Nossa mãe nos ensina a amar com desapego, esta para mim é a nossa guerra mais complicada, o desapego. Das pessoas, dos bens materiais, do tempo que temos, da vida em si. Nada é nosso, nada nos pertence e pensamos que somos donos de algo ou alguém. Aprendi com a vida a me desapegar, quando meus filhos foram embora para estudar e não mais voltaram. Eles vem, nos visitam e partem novamente e tenho que aprender aceitar sem sofrer, não é tarefa fácil. Perdi minha mãe recentemente e estava já preparada para me despedir dela, sabia que o melhor para ela era a morte, porque cessaria (ou não haveria) o sofrimento de doenças inerentes da idade avançada. Sofri menos mas mesmo assim foi difícil. Perdas materiais também, quem não as tem? Temos que aceitar as perdas porque logo em seguida os ganhos chegarão. É a vida que segue. Nossa Senhora (A Pietá) com seu filho morto nos braços é a maior metáfora sobre perdas, e ela sabia da missão de seu Augusto filho. Que Deus nos fortaleça sempre em nossas vidas.

Incentivo mais eficiente para novas gerações?

(I) Incentivar os jovens a serem perseverantes, a não esmorecer quando houverem dificuldades, incentivá-los a estudar sempre e procurar com fé o seu lugar no mundo, para serem bons cidadãos e pessoas saudáveis. A saúde é muito importante, sem ela não adianta ter uma formação, um bom emprego ou um ótimo negócio. Precisamos incentivar os jovens a respeitar o meio ambiente, para que a vida seja viável em nosso Planeta. Penso que o amor, é na verdade a chave. Amor a todos e a tudo.

Abraços!



        
APFELSTRUDEL (Receita)

INGREDIENTES PARA A MASSA

1 xícara de farinha de trigo 1 pitada de sal dissolvida em água morna 1 colher de sopa de margarina PARA O RECHEIO 2 colheres de sopa cheias de margarina 2 colheres de sopa de farinha de rosca 5 maçãs médias cortadas em tiras açúcar a gosto canela a gosto e 1 xícara de uvas passas pretas ou brancas (tanto faz)

MODO DE PREPARO

Misturar a farinha com a água morna salgada até que fique elástica Descansar a massa por uma hora e meia Abrir a massa (com rolo) sobre uma mesa bem lisa (fórmica ou inox) Por cima da massa, espalhe a margarina Sobre a margarina, polvilhar a farinha de rosca Sobre a farinha de rosca, acomodar as maçãs já misturadas com açúcar e canela Enrolar a massa como um rocambole Levar ao forno a 180 graus por mais ou menos 45 minutos Quando a cor ficar dourada, está pronto!
Se quiser pode ser usada massa folhada pronta. Eu já fiz das duas formas.
As maçãs tem que ser descascadas e picadas
( eu passo no fatiador do meu processador) Com as cascas das maçãs se faz um chá delicioso que serve bem para acompanhar o Apfelstrudel.



Apfelstrudel feito por mim

P.s:Meu agradecimento a Adria por conceder a entrevista 

Eu é que agradeço a oprtunidade!

*Estilo criado por Fábio Brandão Caldeira
Adria Comparini e Fábio Brandão Caldeira
Enviado por Adria Comparini em 03/11/2016
Reeditado em 03/11/2016
Código do texto: T5812239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.