E chegou a vez de entrevistar o nosso querido personagem poeta ALEIXENKO, VALE A PENA LER E CONHECER UM POUCO MAIS...

1) N = Você é um poeta muito querido no Recanto das Letras, como começou sua relação com o recanto, e quando começou a se interessar pela literatura poética...
 
A =  Em janeiro 2011, sem mais nem menos estava lendo textos na internet quando me deparei com RECANTO DAS LETRAS. Cadastrei-me e dei início a postagens e comentários. De lá para cá são só alegrias!
 
2) N = Sempre visito sua escrivaninha, e percebo o quanto gosta de humor, você é bem humorado na vida real? Quem é o personagem Aleixenko?
 
A = Adoro fazer os outros sorrirem.  Está lá no meu perfil: Ah, sou palhaço por inteiro, tanto que minha esposa diz que devo me enxergar, fazendo alusão que sou trouxa nas palhaçadas. Mas continuo pelo menos tentando fazer os outros sorrirem. E "a cada dia sou melhor e dou o melhor de mim para o bem da humanidade", se ela não quer não é problema meu. Lógico que adoro mais eu sorrir...
 
O personagem ALEIXENKO tem a ver com a Rússia, os czares... Que governaram por gerações. E de certa forma com minhas origens, ucraniana.
 
3) N = Percebo também que você tem um lado muito grande de fé, tem alguma religião ou Segue o Deus do seu coração.
 
A = Não tenho religião definida. Fui batizado na católica, mas não diria que sou católico. Tem uma fé inabalável em Deus Pai e JESUS CRISTO, o resto? Bem... é resto.
 
4) N = O Poeta demonstra ser também uma pessoa muito inteligente e criativa. Além de algumas vezes compor frases muito filosóficas. Mas de verdade, quem é o personagem Aleixenko?
 
A = Sou um apaixonado por leitura. Leio TODOS OS DIAS, no mínimo três horas; o que me dá um pouco de conhecimento, já que não fiz faculdade, portanto não tenho curso superior. Sou técnico em mineração; profissão que trabalho a 36 anos.
 
ALEIXENKO como escritor é um zero á esquerda, portanto de valor sempre menor que “um”...
 
5) N = Você criou a Escrivaninha muito interessante, a Corte de Gorobixaba. De onde tirou a ideia para compor cada nome de personagem? Há tantos ministros, é incrível a criatividade por lá e o bom humor. Como uma das Ministras da Moral e dos Bons Costumes, posso dizer isto. O que o leva dar o título de cada ministro desta saudável brincadeira, aliás cada repartição, cada função, tudo tem a marca registrada do humor.
 
R = O reino de Gorobixaba é uma ficção (analogia com o antigo Império Russo, do czar Pedro o Grande). Só não existe a figura do rei; e como em todas as monarquias quem administra é um Primeiro Ministro. Onde sou um “pano quente”, sou o mediador das intrigas e melindres, mas nem sempre consigo meu intento. Haja vista que recentemente alguns membros se rebelaram e deixaram o Reino, mas ainda assim saíram meus amigos particulares e não ficaram inimigos do Reino.
Para explicar melhor: Primeiro que GOROBIXABA é uma palavra de uma língua indígena (não existe mais) foi falada por um ramo dos índios KRAÔS, que viviam onde nasci, no interior do Estado de Goiás, mais precisamente ITAPURANGA; e significa tudo que é bom, é belo e faz feliz.
A história do Reino de Gorobixaba é tal qual está lá no texto. Resumindo, foi uma homenagem á minha mãe, que sempre considerei rainha, tanto é que ela foi a primeira rainha do Reino de Gorobixaba. E frisando, nunca teve, não tem e nem terá rei. Pois quando da morte da primeira rainha (minha mãe), assumiram o trono rainhas fictícias, ou seja, criadas por mim como: Perpéstuma Primeira, Perpéstuma Segunda, Mikailnikova, Alenikova, Doidivânia...
E os personagens que são criados ao longo da nossa trajetória trazem de certa forma a ideia original de “copiar” o Império Russo. Veja bem, até os personagens secundários têm um “quê” cômico e ao mesmo tempo sério. Os cargos no Ministério é uma brincadeira. Para ela acontecer o súdito tem que aceitar adaptar o nome, que quase sempre é uma “russilização” do nome do admitido na corte. “Russalizo” o nome em diversas formas e o pretendente escolhe, mas também aceito sugestão, desde que nas características e pretensões da brincadeira. E qualquer súdito pode criar personagens que são agregados á Corte, desde que sejam originais e cômicos.
Temos uma Constituição, um povo, uma Corte, uma língua, uma moeda (gx$ = goxa = 3,33 euros) e hino.
Vejam: A HISTÓRIA / A CONSTITUIÇÃO / O POVO / A CORTE / SIGLAS / A LÍNGUA / O HINO DE GOROBIXABA , e tirem suas conclusões.
 
6) N = Qual o gênero literário que prefere, algum escritor. Cite também algum livro que leu e gostou.
 
A = Sou apaixonado por ficção científica, tanto que meu escritor preferido é ISAAC ASIMOV. Dos mais ou menos 6.000 “seis mil” livros que li, O HOMEM BICENTENÁRIO é meu número um.
 
7) N = Sobre a música brasileira, o que acha dos novos estilos, e letras ?? Me diga uma música e alguns cantores que aprecias...
 
A = Não sou apreciador de música, pois sou apaixonado pelo silêncio, e o som agride-o. No entanto, como não sou surdo, ouço cada letra que chega dou vômito. Por exemplo: BEIJO NA GARGANTA ou algo assim, do Gilberto Gil. E mais DORMI NA PRAÇA de uma dupla sertaneja... Se fosse relacionar aqui as letras que detesto daria uma enciclopédia.
 
8) N = O que tem a dizer sobre a política brasileira? E da crise...
 
A = Dizem que só temos políticos corruptos. Não vejo assim. Como em todo o mundo temos políticos desonesto, mas também temos alguns gatos pingados honestos.
 
Quanto a crise, acho que ela é mais literária. Explico: o brasileiro está mal acostumado, sempre quer mais e mais (pobres e ricos); quando acontece um fato que mexe com a economia saem todos alardeando crise... crise... crise... Mas se se olhar bem veremos que todos (pobres e ricos) continuam abastecendo seus carros e usando-os (o que vemos nas rodovias são carros e mais carros e mais carros e mais carros queimando combustíveis) Os shoppings continuam cheios de consumidores gastadores. Os bares cheios de degustadores (não me venham que é para afogar mágoa). Na minha reles concepção, numa crise econômica todos se retraem nos gastos...
 
9) N = Conte para nós sobre algum lugar que lhe marcou muito e que gostaria de voltar para visitar ou quem sabe até morar.
 
A = Meu rincão onde nasci. No município de Itapuranga, cidade do interior de Goiás.
 
10) N = O que tem a dizer sobre a cultura brasileira, sobre o incentivo, etc...
 
R = O povo brasileiro é culto. Sim senhor! Culto a sua maneira. Fala seu linguajar local, que quase sempre não é o português correto; conhece e resolve suas necessidades, muito das vezes sem o auxílio dos governantes. Aquele que mora no campo usa sua técnica milenar, passada de geração para geração, na agricultura, pecuária e outros que tais. Medica-se com as plantas medicinais e regionais; pratica sua política de boa vizinhança e cordialidade. E na política propriamente dita está sempre sendo enganado pelos gananciosos...
 
Quanto ao incentivo... Bela palavra, mas sem significado para aqueles que não cursaram uma faculdade.
 
11) N = Aprecia algum esporte?? Fale sobre modalidades que gostas O que tem a dizer da Olimpíada aqui no Brasil?
 
A = Sou um apaixonado pelo futebol. Como torcedor (sou santista, não fanático). Nunca joguei; e hoje com 108 kg não jogaria nem o time de gordinhos.
 
Dizem que a olimpíada no Brasil veio na hora errada. Tem hora para isso? Qualquer tempo os gastos seriam os mesmos. Talvez a não realização fosse a solução, não sei...
 
12) N = Um sonho que ainda pretende realizar em sua vida...Fale-me um pouco do poeta Antonio Aleixo Rodrigues...
 
A = Meu sonho está respondido lá na pergunta “nove”... Voltar para o rincão onde nasci.
 
O poeta Antonio Aleixo Rodrigues não existe. Não existe porque não me considero escritor; e para ser poeta primeiro tem de ser escritor. Eu sou um apreciador dos escritos de outros. TODOS QUE ESCREVEM... QUALQUER COISA! De pornografia, passando por poesia, divagando pela religião, dando ênfase a ficção, driblando a história, arrodeando a geografia e finalizando no humor; inclusos todos os estilos de escritas...
 
13) N = Você tem alguma religião? O que representa Deus em sua vida, pelos seus comentários sempre de fé e carinho, parece que você gosta muito do Grande Arquiteto do Universo.
 
A = Como disse lá na pergunta “três”... Não tenho religião definida. Fui batizado na católica, mas não diria que sou católico. Tem uma fé inabalável em Deus Pai e JESUS CRISTO. Sei que não sou nada e nem ninguém, no contexto da criação, mas o grande arquiteto fez o melhor. Se estou inserido neste meio é tocar o barco e fazer minha parte.
 
 
Um jogo de palavras para responder bem rápido
 
a)  O humor...
R = Humor: Tudo que faz sorrir.
 
b) A paz...
R = É estar de bem com o mundo e com tudo nele inserido
 
c) Crianças...
R = A redenção e a esperança da humanidade.
 
d) Velhice...
R = Um mal ao qual ninguém quer, porém quem chega lá tem de arcar com as consequências.
 
e) Um homem...
R = Eu. Sem Ricardão e/ou rivais.
 
f) Uma mulher...
R = Minha mãe enquanto viva. Hoje, minha esposa.
 
g) A justiça aqui no Brasil...
R = PPP para pobres, pretos e putas...
 
h) O silencio...
R = "O silêncio é DEUS! E só se chega a ELE com silêncio"
 
i) A morte...
R = O fim do corpo terreno.
 
j) A doença...
R = Uma consequência de maus hábitos.
 
l) Um perfume...
R = DETESTO PERFUME!
 
m) A hipocrisia...
R = Aceito e relevo nos outros; mas a minha abomino!
 
n) A natureza...
R = O nirvana do homem!
 
O) O futuro...
R = Começa a cada ano segundo... Imponderável e não conhecido.
 
p) A política...
R = Um mal necessário.
 
q) Educação no Brasil...
R = A quem do desejado. Mas também não é este belzebu que dizem pelos quatro cantos.
 
r) Uma palavra...
R = Dimetilminofenildimeilpirazolona... (((risos)))
Quando fazia eu o terceiro ano primário, me disseram que esta palavra definia CIBALENA, um analgésico muito usado naqueles tempos idos.
 
s) Poesia...
R = Depende do poeta e também da musa inspiradora... ((risos))
 
t) Novelas, TV...
R = Não vejo TV, portanto não tenho como falar sobre novelas.
 
u) Família...
R = O esteio e baluarte da humanidade.
 
v) Terrorismo...
R = Vil e nojento. EXECRÁVEL!
 
x) O Recanto das Letras...
R = Lugar de gente feliz; e especial para se fazer amizades. Como também onde postamos nossas formas de pensar.
 
z) o amor...
R = O regozijo do ser humano.
 

_____________***_________________***____________
  Caro amigo poeta, muito obrigado por responder a esta entrevista. Foi um grande imenso prazer conhecê-lo melhor, e ver a sua foto.
Daqui fico desejando sempre a paz, a felicidade, que continue a nos dando tanta alegria, e sabedoria...
Você faz muito bem ao recanto e a seus leitores....
Prazer em conhecê-lo pessoalmente, digo virtualmente...


Assinado Norma, quero dizer
Ministra da Moral e dos Bons Costumes do Reino
de Gorobixaba.