Entrevista - Dra. Cândida Lucena (Dermatologista)

Hoje estamos com a honra e o prazer de entrevistar uma das melhores e mais competentes dermatologistas de João Pessoa, membro da SBD, a Dra. Cândida Lucena.

1- Primeiramente obrigado doutora pela honra da entrevista.

R- Eu que agradeço. Sempre à disposição para uma boa conversa.

2- Vou começar falando de alergias diversas, qual tipo de alergia mais difícil de se tratar e descobrir em um paciente?

R- Existem casos recidivantes, como as urticárias crônicas, que têm causas diversas, por exemplo, contactantes de uso diário, corantes alimentares, infecções dentarias, etc., sendo tarefa difícil detectá-las.

3- Outro combate difícil são os fungos, qual a melhor maneira de tratá-los e como diagnosticar e prevenir ?

R- Os fungos são microorganismos universais, porém as infecções fúngicas geralmente ocorrem quando há mecanismos que facilitem a sua proliferação, como calor e umidade. Para evitá-los, especialmente no nosso quente clima tropical, é importante o uso de roupas e calçados leves, além de manter áreas predispostas, como flexuras, secas e arejadas.

4- Hoje ainda existem muitos pacientes homens e mulheres que preferem médicos homens, como você vê essa questão, rola um certo tipo de preconceito com Doutoras ou não mais ?

R- Nao, especialmente na dermatologia, quando a procura é por tratamentos estéticos, percebo maior apreço por médicas dermatologistas.

5- Agora vamos falar do Vitiligo, o caso mais famoso foi com o cantor Michael Jackson, ele passou a vida toda jurando que tinha vitiligo e muita gente não acreditava, após sua morte a certidão de óbito confirmou que ele tinha vitiligo em 80% do corpo, quais as causas e como proceder em casos de vitiligo ? E qual sua opinião pessoal sobre o vitiligo do cantor Michael Jackson especificamente ?

R- O vitiligo é uma doença auto-imune, ou seja, causada por erros no funcionamento do sistema imunológico do paciente. Em alguns casos, o acometimento cutâneo pode ser extenso. Nesses indivíduos, como parece ser o caso de M. Jackson, o beneficio estético é maior quando deixamos a pele despigmentada, pois o tratamento para reverter a doença geralmente resulta numa pele com pigmentação irregular, cheia de manchas claras e escuras, que pode ser bem mais estigmatizante.

6- Gostaria que você falasse um pouco do programa de mestrado em ciências da saúde o qual você participa na Faculdade de Medicina do ABC.

R- Trata-se de um programa realizado em Santo Andre, São Paulo, chancelado pela Universidade de Sao Paulo (USP). Minha participação neste programa de pós-graduação se deve à pretensão de, futuramente, iniciar carreira na área docente. Optei por pesquisar as alterações cutâneas induzidas por exposição solar crônica e prolongada, problema especialmente importante em nosso região de alta incidência de radiação ultravioleta.

7- Um dos maiores problemas entre jovens são as espinhas, problemas de Acne para dermatologistas são sempre um grande desafio ?

R- O maior desafio é a adesão terapêutica, pois a acne é um problema crônico, que demanda cuidados diários ao longo de alguns anos. Nessas condições é comum o paciente desistir ou não seguir o tratamento corretamente.

8- Verdade ou mito, entre os mais jovens sempre teve o mito de que a masturbação gerava espinhas no rosto, isto é verdade ou mito ?

R- Mito. Ocorre mera coincidência circunstancial. As alterações hormonais da puberdade tanto provocam acne quanto o despertar do desejo sexual, o que leva as pessoas a imaginarem que este é a causa daquela.

9- Você me parece aventureira pelo que pude pesquisar. Já pulou de para quedas, entre outras atividades mais fortes. Existe alguma aventura que pretende encarar e ainda não encarou ? E qual foi a aventura mais emocionante ?

R- Sempre tive espírito aventureiro, mas ele tem sido constantemente sobrepujado pelos conselhos e receios das pessoas com quem convivo. O próximo plano é um curso de mergulho, pois quero ver a vida marinha nos naufrágios existentes na costa litorânea, sendo importante mencionar que Joao Pessoa é uma cidade ideal para isso.

10-Como vê a situação política do nosso país ?

R- Chama-me muito a atenção a corrupção inegável e inescondível e, junto com alta carga tributária, a ineficiência (para não dizer inaptidão) administrativa que impede de se proporcionar aos necessitados a justa atuação do Estado nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

11-Você como médica, qual sua avaliação sobre a saúde no Brasil?

R- A saúde pública no brasil tem graves problemas estruturais e de gestão. Nesse quadro, primeiro aspecto a considerar é a insuficiência de verbas. Outro bem relevante é a entrega de verbas de grande monta para as gestões municipais, o que inicialmente se imaginava ser bom no intuito de permitir a descentralização e a melhor resolução de problemas locais, tem se mostrado uma fonte de desvio financeiro, como deixam evidentes as recentes operações de investigação havidas aqui na Paraíba, conhecidas por “Salinas” e “Andaime”.

12-Qual a maior queixa que os seus pacientes fazem em atendimentos no seu consultório ? Qual o problema mais crônico entre todos os pacientes na dermatologia ?

R- Os problemas mais recorrentes dizem respeito ao fotoenvelhecimento. o melasma, manchas escuras na face, especialmente em mulheres, é motivo de frustração para muitas pacientes pelo seu caráter crônico e recidivante.

13-Muitos jovens gostam e querem fazer tatuagem, é sempre um processo complicado removê-la, o que falaria a um jovem antes dele fazer uma tatuagem ?

R- Que esta é uma decisão que não deve ser tomada de forma intempestiva, ou baseada em sentimentos fortes ou impulsivamente influenciada por moda. Caso opte por faze-la, há que se pesquisar um profissional competente para executá-la com destreza e dentro dos padrões de higiene recomendados.

14-Concorda com os médicos Cubanos atendendo em nosso país ?

R- Nada contra, desde que passem pelo processo normal de revalidação do diploma, exigido a profissionais de outras nacionalidades. Se a pergunta é mais extensa a englobar o programa “mais médicos”, então tenho a dizer que sempre fui radicalmente contra. Agora se observa que este programa não atingiu as metas ditadas pelo governo como justificativa para sua implantação, deixando forte a suspeita levantada pelos oposicionistas de que ele mais serviu a remeter dinheiro a Cuba. Um embuste político.

15-Em uma consulta comentei com você que o atendimento nos grandes centros é bem melhor que em centros menores, tipo, em Recife tem uma estrutura bem melhor que João Pessoa, você acha que é somente estrutural o problema ou o problema é qualidade profissional mesmo ?

R- nao há necessidade de grandes recursos tecnológicos no que diz respeito a formação dos médicos em geral, sendo o profissional bom ou mau, a depender da motivação e esforço pessoal.

Porém, para o tratamento de problemas complexos são úteis os centros de referência, que geralmente se concentram, sim, em grandes centros urbanos, e contam com todo o aparato tecnológico e equipe qualificada, oferecendo, nesses casos excepcionais, maior conforto e segurança ao paciente.

16-Qual seu maior sonho ?

R- O fim da exploração animal. Ops, acho que isso fugiu do tema, né? (risos)

17-Como faz para manter a forma ? Aproveitando a pergunta, exercícios físicos ajudam a deixar-nos com a pele boa ?

R- Faço musculação, mas confesso que os resultados são bem limitados pela minha dificuldade em fazer dieta.

Sobre exercícios físicos, não se pode negar seus benefícios, se praticados com moderação. Exercícios físicos extenuantes consomem gordura facial, deixando a aparência envelhecida. Já os praticados ao ar livre, predispõem a todos os problemas ocasionados pela fotoexposição. Portanto, exercícios e esportes podem ser problemáticos para a pele, há que praticá-los com o necessário cuidado, em ambientes controlados.

18-Quais tipos de doenças pegam-se através da relação sexual ? Sei que são diversas, creio eu, mas quais as principais como um alerta para a população e como se prevenir ?

R- Existem muitas doenças sexualmente transmissíveis, que variam desde problemas simples, até infecções crônicas, incuráveis e letais, como as ocasionadas pelo HIV, ou as hepatites virais. O uso de preservativo é cuidado primordial, assim como ter bom senso para evitar promiscuidade sexual.

19-Você já pegou pacientes hipocondríacos ? Como proceder com estes tipos de pacientes ? Perguntei pois sou um desses, rsrs

R- Sim, as queixas são sempre lesões mínimas e inespecíficas, num desejo irreal de que a pele seja absolutamente perfeita. O bom é que eles relaxam ao primeiro sinal de que se trata de algo benigno, é só tranquiliza-los.

20-Uma frase que define a Dra. Cândida....

R- “Primeiro, vence a ti mesmo”

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 28/03/2016
Código do texto: T5587604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.