Entrevista com o Ator,Poeta e Escritor Eduardo Tornaghi



Um papo com ator de novelas de sucesso como “A Gata Comeu”,”Dancing Days” e “A Moreninha”,sobre poesia,literatura,fama e a opção por uma vida longe dos holofotes com mais conteúdo e liberdade...

FB- Sempre começo minhas entrevistas perguntando alguma coisa relacionada a infância do entrevistado. O menino Eduardo já manifestava alguma aptidão artística ou isto surgiu mais tarde?

ET - Na minha infância a Arte era brinquedo comum. Antes da TV,brincava-se disso em família,com vizinhos e amigos.Aptidão artística é da natureza humana,todos tem,não é privilégio.

FB – A poesia já fazia parte de sua vida antes de você se tornar um ator conhecido nacionalmente?Lembra do primeiro poema que escreveu?

ET - Sempre fez. Como te disse improvisar rimas era brinquedo. Não dá para lembrar o 1º,não era importante,importante era a farra.

FB - Como surgiram as oportunidades como ator no teatro,cinema e televisão?

ET - Naturalmente. Brincando de teatro fui me aproximando do meio e acabei profissional

FB – Pesquisei sua carreira e descobri que na novela “A Gata Comeu” você interpretava um ator de teatro que alegava que jamais atuaria na televisão e que o teatro é que era a verdadeira forma de um ator se expressar e que a TV era algo puramente comercial,mas no final da história ele acaba mudando de ideia e aceitando atuar em uma novela. Nessa época fazendo este personagem você já refletia esta questão da profissão e já amadurecia a possibilidade de deixar de trabalhar na TV?

ET - Já tinha largado a tv. Meu amigo Herval Rossano fez uma piada particular comigo ao criar o personagem que aceitei para matar a saudade dos amigos e da rotina de novela que é muito envolvente e gostosa

FB - Como foi o afastamento do meio artístico?

ET - Não me afastei do meio artísitico, nunca faria isso. Me afastei do star sistem que é algo bem diferente e tem mais a ver com comercio do que com Arte.

FB – Esta frase que encontrei dita por você em uma matéria na internet chamou-me muito atenção e deixou-me profundamente sensibilizado."A minha saída da televisão é porque a gente busca realização na vida. A felicidade da gente não está em nada fora, está no lado de dentro da gente”. Em uma entrevista no programa do apresentador Geraldo Luiz ele deu um enfoque de uma forma que parecia a coisa mais absurda do mundo você abandonar tudo em busca dessa felicidade.Em sua opinião porque é tão difícil as pessoas entenderem esta sua filosofia de vida pelo fato de você deixar para trás algo que tantas pessoas almejam?

ET - Só se pode entender o que se conhece, então vai ser difícil mesmo. Não se pode medir a realidade de ninguém a partir de fantasias.

FB - Você disse que na vida devemos escolher entre o “Ter” e o “Ser”,com esta declaração e com a vida que você tem levado fica evidente a sua escolha pelo “ser”,o que você é hoje?E qual é esta pessoa que você vem construindo?

ET - Seria presunção te dar qualquer resposta. Só posso dizer que não tenho medo de andar na rua, posso ir a qualquer lugar e ando cada vez mais tranquilo. (ao contrário do apresentador)

FB -Você faz um trabalho de militância social em comunidades carentes escrevendo,dando aulas de teatro e organizando eventos de literatura e divulgação da poesia atual. Tem descoberto alguns talentos novos nesse seu projeto?

ET - Muitos. O Brasil subterrâneo, esse que só sai difamado nos jornais, é uma riqueza sem fim

FB - Você participa de uma organização não governamental chamada “Movimentos Humanos Direitos” em que particpam também algumas personalidades conhecidas desse país como Paulo Betti,Camila Pitanga,Dira Paes,Osmar Prado e tantos outros.O que é este movimento,o que ele almeja e o que ele já conquistou?E quem foi o idealizador?

ET - O Mhud (perfil no face "Conheça o Mhud) lida com a questão do trabalho escravo e tráfico de pessoas. O idealizador foi o padre Ricardo Resende, que foi ameaçado de morte no sul do Pará por conta dessa militância e teve que vir para o Rio depois do assassinato do padre Josimo em sua paróquia. Conseguimos que o problema começasse a ser conhecido e combatido. Hoje o assunto é debatido na mídia sem ser tratado como "fantasia comunista". Muitos trabalhadores foram libertos e assassinos começaram a ser presos e condenados. O problema ainda é endêmico e afeta tanto a Amazônia profunda quanto as grandes cidades, mas está sendo enfrentado. Um grande avanço que nos orgulha muito.

FB - Voltando a falar de poesia,quais são seus autores já consagrados preferidos e quais os nomes contemporâneos você acha que se destacam?O que poderia ser feito para despertar jovens e crianças a se interessarem pela leitura?

ET - Estás me pedindo duas listas muito longas, vou pular essa. Mesmo porque saboreio de um tudo. Quanto a crianças e jovens, basta apresentá-los à leitura como ela é: prazer de viajar. Daí eles voam

FB - Quais são as suas preferências na música?

ET - De um tudo

FB - Qual dos seus trabalhos em teatro,cinema e TV ainda estão em sua memória e tem algum significado especial para você?Geralmente os trabalhos preferidos do público coincidem com suas preferências também?

ET - Que eu me lembre, tudo. São filhos, cada um do seu jeito. Sim, se é arte é porque ligou os dois. Se só foi bom procê não foi Arte ainda

FB - Você tem algum livro publicado ou pretende publicar futuramente?Dos poemas que você escreveu tem também algum de sua preferência?Já escreveu crônicas,contos e outros estilos literários?

ET - Publiquei um livro de poemas "Matéria de Rascunho". A preferência vai de momento. Tenho alergia a privilégios e preferir é privilegiar. Isso diminui a gente. A vida me ensinou como o gosto varia e deve variar, afinal o universo é transformação. Já escrevi de um tudo, se a "transformação" quiser um dia publico mais.

FB -Destaque algum texto ou poema de outros autores que você aprecia.

ET - Coerentemente, pulo essa

FB – Você pensa no futuro e em que legado deixar para as futuras gerações?

ET - Penso no exemplo que vou deixar para minhas filhas

FB - Encerro esta entrevista agradecendo sua disposição em ceder um pouquinho do tempo corrido que imagino que você deva ter para responder minhas perguntas.Gostaria de pedir a você que deixasse uma mensagem aos meus leitores no site “Recanto das Letras”.Um abraço,felicidades e muito obrigado.

ET - Não tenham medo de ter medo. "Viver é perigoso" e aí que tá toda graça da coisa


Um pouco da trajetória do ator,Escritor e Poeta através desse acróstico:

Enigmas para Demônios(C)Mulher Desejada (C)
Das Tripas coração(C)A Mulher Serpente – e a Flor (C)
Uma Rosa com Amor(TV) Dôra Doralina (C)
A Gata Comeu(TV)João da Silva(TV)Vejo a Lua no Céu (TV)
(R)Representou Jorge Argolo Ramos em Memórias de Amor(Novela)
Doce Delírio(C )Ciranda Cirandinha(TV)Vereda Tropical (TV)
O Todo Poderoso(TV)Carmem(TV)Carga Pesada(TV)

Tiradentes (C )Pare o Mundo que eu quero descer(T)Freud explica, explica?"(T)
O Espantalho(TV)A Mulher de todos nós(T)Não me maltrate Robinson(T)
Raul foi seu personagem em Dancin Days(1978) Da Fome Da Vida
Noite Matéria de Rascunho(L) O Grande Palhaço (C )
A Moreninha(TV)Oswaldianas(“Quem seria o feliz conviva de Isadora Duncan?”)(C)
Gustavo era o seu personagem no filme O Príncipe de 2002
História do Padre Antonio Vieira foi filme com Eduardo no elenco
Insolação Sinhazinha Flô Garagem Marina





 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 14/12/2015
Reeditado em 17/12/2015
Código do texto: T5479919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.