Bonitinhos, mas ordinários

Eu e estes meus belos olhinhos brilhantes, de alegria, interesse, vida... somos míopes. Pois é. Já faz mais de vinte anos.

"Tia Ana", a professora da terceira série foi quem primeiro percebeu! Eu tinha 9 anos. Lembro até hoje como ocorreu esta descoberta.

"Fiz uma prova de Matemática e recebi uma nota baixa, com vários "xis" gigantes em várias questões, as erradas. Para mim, isso foi um choque. Sempre gostei de Matemática. E sempre "gabaritei" todas essas provas até então. Achei muito estranho aquele resultado, nem acreditei. E fui conferir questão por questão. Era uma simples prova de tabuada, e as multiplicações, conferi, estavam todas corretas.

Aí me enchi de coragem, e fui até a mesa da profe para questionar. Mostrei para ela algumas das questões consideradas erradas, mas que estavam certas. Ela confirmou que as multiplicações estavam certas. E comparou com as suas anotações de aula. Ali é que estava a diferença: o que eu havia copiado do quadro-negro era diferente do que a profe escreveu no quadro!

Comecei a recordar que os números das continhas a serem resolvidas na prova foram escritos com giz azul, que dá um baixo contraste junto ao verde-escuro do quadro. Lembrei que tive bastante dificuldade para diferenciar um 5 de um 6 ao copiar as continhas para depois resolver a prova. E também um 6 de um 8. De modo que multipliquei certo o que copiei errado. heheheh

A profe logo revisou minha prova, colocando certos no lugar dos errados. E fez um "bilhete na agenda", explicando a situação e recomendando aos meus pais que me levassem a consultar um Oftalmologista."

Os exames da consulta identificaram que eu já tinha 1,5 graus de miopia em cada olho. Passei a usar uns óculos vermelho-e-branco que eu mesma escolhi. Eu gostava muito deles, achava especiais. :-) Não lembro se o pessoal na escola ficou folgando ou não. Aqueles apelidos maldosos, "quatro-olhos" ou algo assim, nunca me incomodaram.

Um ano ou dois anos depois, o grau aumentou para 2,25 no direito e 2,50 no esquerdo. Os novos óculos eram agora dourados. Mas quebraram em um lance disputado no último jogo de handebol do ano.

Meu avô sugeriu - e até patrocinou, pois era bem caro - o uso de lentes de contato. Achei trilegal. Ele disse que eu tenho belos olhos azuis. Acredito que ele achava que a cor dos olhos era algo importante e não deveria ficar escondida pelos óculos. Sei lá.

Passei a usar lentes gelatinosas. Todos os dias. Eu tinha 14 anos. Quase nunca usava os óculos de reserva, novamente vermelhos. Algumas pessoas disseram que eu teria que ter muitos cuidados extras com as lentes.

No começo, até parecia que era muita coisa a fazer: a cada uso passar xampu, enxaguar com soro, guardar nos estojinhos, a cada semana ferver com carvão... coisas do século passado. Mas me adaptei logo no começo, e nem senti grande diferença. Até separava meu dinheirinho para comprar mensalmente os apetrechos de limpeza das lentes. Hoje em dia, uma "solução multiuso" dá conta de toda a higiene. Muito mais fácil e mais barato!

A fragilidade das malvadinhas se demonstrou algumas vezes, quando uma ou outra caiu no ralo da pia, ou quando uma se perdeu no banho. Elas duravam apenas dois anos, mas, com cuidados de higiene, eu fazia durarem uns três anos. Experimentei recentemente os modelos descartáveis, proporcionalmente mais baratos, que duram dois meses. São os que estou usando atualmente.

Sempre foi assim: a cada dois ou três anos, mudança de lentes, novo exame, e invariavelmente novo grau, sempre crescente. Meu exame mais recente (2015) indica 6,75 graus no olho direito e 7,25 no esquerdo.

Os óculos de sol têm me acompanhado há uns cinco anos, protegendo nos dias de sol forte, pois este malvado às vezes até ofusca a visão e faz lacrimejar e arder os olhinhos.

Procurei me informar sobre a possível cirurgia. Consultei mais de uma opinião médica. Não houve consenso entre recomendar ou não recomendar. Fiz exames de Espessura da Córnea, e resultaram que é fina demais para o Laser atualmente em uso nos aparelhos. Sem drama: aguardo o inexorável avanço da tecnologia, e se e quando for possível, verifico de novo! :-)

Meus olhinhos lindos funcionam, com ou sem ajuda de lentes, e meu interesse pela vida os faz brilhar. Então não importa que sejam "ordinários". Para mim, tudo está maravilhoso! :-)