Opinando e Transformando - Pascoal da Conceição

Nome: Pascoal da Conceição- Ator

Reside: São Paulo

Em sua opinião, o que é cultura?

Sei muito pouco sobre CULTURA para dar uma opinião.

Não dá pra falar de cultura de uma maneira fria, como se eu fosse um professor, um sábio ou coisa parecida. Como se soubesse alguma coisa definitiva. Falo pela minha sensação que é entender a cultura como VIDA.

Um movimento que nunca para, que veio antes de mim, nos gerou e vai seguir adiante. Uma forma de se descobrir no PRESENTE, no agora, no instante em que as coisas estão acontecendo.

Você se considera um difusor cultural?

Não. Eu me considero sempre uma pessoa, um ser humano antes de qualquer outra definição. Se o que faço a partir disso pode ser chamado ou enquadrado como cultura, pra mim não faz muita diferença.

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Vivemos muitos, todos juntos, compartilhando acontecimentos e isto nos torna seres políticos. Eu tenho que aperfeiçoar essa convivência política e social, para garantir a justiça, a liberdade entre todos, ou seja, nossa SOBREVIVÊNCIA.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Nascer no Brasil me faz brasileiro, mas eu sou cidadão do mundo. Eu sempre penso que como brasileiro tenho que contribuir para o mundo com tudo de particular que seja estar nesse território chamado Brasil. Superando as barreiras e entraves para que isso se realize.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

A cultura é uma palavra, um nome que se dá a um universo de acontecimentos humanos. Quem liberta ou aprisiona são agentes de uma ou de outra ação, prender ou libertar. Porém, o movimento que apaixona todos os seres humanos SEMPRE foi o de lutar pela Justiça e Liberdade. Esse movimento é o parceiro que a vida busca na sua sede de viver.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Nenhuma. Até porque o problema já é parte da solução. Se for necessário vai ser feito, não tem parada.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

É o nosso tempo a nossa hora. Vamos tomar conta do espaço. Tem espaço a beça!!! E cada um sabe o que fazer do seu. São palavras do poeta Torquato Neto.É isso mesmo, ocupação é a palavra de ordem. Vamos ocupar, não vamos trair este momento com tudo que ele nos oferece. Sem choramingos.Finalmente estamos totalmente presentes no momento do mundo, sabendo tudo que se passa em todos os cantos aonde chega o wifi. Então vamos entrar e ocupar tudo ao mesmo tempo agora. É o nosso tempo. A nossa glória e nossa miséria.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Manda brasa. Bota lenha na fogueira. Não deixe pra amanhã o que pode fazer HOJE.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 04/12/2015
Reeditado em 04/12/2015
Código do texto: T5469957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.