Opinando e Transformando - Dom Moysés Barbosa

Nome: Dom Moysés Barbosa, carioca, nascido em 15/02/1944 – 50 anos de ministério evangélico (Bispo), iniciou vida religiosa como capelão militar no Exército. Escritor e poeta desde 1959. Advogado há 30 anos. Presidente do Ministério Evangélico Internacional Valorizando a Vida (www.pastormoysesbarbosa.com).

Reside: Três Rios – R J.

Em sua opinião, o que é cultura?

É tudo que possa engrandecer e tornar melhor o ser humano, e que integra um conjunto, formado por conhecimento, arte, leis, princípios morais, costumes, habilidades; não apenas no âmbito familiar, mas também do seio comunitário.

Você se considera um difusor cultural?

Sim, pois semeio meus escritos seculares e através da religião procuro dentro de minhas formações contribuir para lapidar a postura de muitas pessoas.

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica? Considero-me, mesmo que humildemente, um mensageiro de Deus.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Não tenho dúvida de que a aculturação é um processo que implica a recepção e a assimilação de inúmeros elementos culturais de um determinado grupo humano por parte de outro. Tenho que assim o povo a adquire uma nova cultura do povo B (ou mesmo algumas feições dela), e penso que de modo geral em detrimento de sua própria cultura (valores) e isso se dá involuntariamente. Acredito até que este processo pode libertar e também encarcerar os grupos sociais.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural? Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

Importante, e chego a dizer que é a maior ferramenta que já surgiu para valorizar e fazer solidificar ainda mais o cenário da cultura nacional. Saibamos usá-lo...

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Pratique a sua verdade. A verdade não escraviza... só liberta.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 25/11/2015
Código do texto: T5460550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.