Opinando e Transformando - Haroldo Barbosa Filho

Haroldo Barbosa Filho

Natural de Jardinópolis – SP, Haroldo Barbosa Filho é publicitário, jornalista e editor. Como escritor e poeta, publicou as obras: “Milagres Acontecem” e “Se eu consigo, você consegue” pela Editora Vozes; “Um anjo no Paraíso”, por Edições Loyola; “Yamiuna”, pela Editora Cuore; “Gwendydd”, pelo Clube de Autores. É vencedor do Prêmio Literário Canon 2012, publicado pela Editora Scortecci. Também participou de diversas coletâneas, como “Diário do Autor 2015” e “Mulher e Ponto/Homens e Ponto (Editora Litteris), “I Coletânea Literária da Academia Luminescência Brasileira” e “Expressões Acadêmicas” (Editora OAK Books).

Além de ter recebido várias comendas literárias, é membro vitalício da Academia Luminescência Brasileira, membro correspondente da ALB – Academia de Letras do Brasil, Sucursal Araraquara e membro do Movimiento Poetas del Mundo.

Em sua opinião, o que é cultura?

- É o conjunto de conhecimentos adquiridos por uma pessoa, comunidade e país, efetivamente incorporados ao seu dia a dia e disseminados a partir de ações que promovam o seu desenvolvimento saudável. A cultura deve ser encarada como um bem, constante atualizado, enriquecido e valorizado. Logo, o que não é saudável, não vem para acrescentar, decididamente não é cultura.

Você se considera um difusor cultural?

- Creio que a resposta a esta pergunta está nos livros que muitas vezes, às duras penas, em um país que não dá a devida valorização a esta área – consegui publicar. Neles, procurei transmitir muito do que aprendi, em teoria e prática, sempre de modo útil, à sociedade. São livros de sociologia, romances e poemas que fazem pensar e apontam caminhos. Alguns deles, por sinal, possuem fortes características paradidáticas.

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

- Meu papel e levar informação às pessoas através da pena. Sou um idealista, convicto de que uma sociedade só se transforma – logo, progride – com os livros.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

- A cultura nacional, para o bem e para o mal, tem sido formada desde seu descobrimento por um vasto caldo cultural vindo de outras partes. Com ele, moldamos nosso jeito de ser, sentir, pensar e agir. Até nosso mítico Saci Pererê, acredite, surgiu da mistura de um personagem africano com um europeu.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

- Depende da forma como é fornecida aos indivíduos e como é, por eles, assimilada e colocada em prática. Ou seja, quanto mais democrática, mais libertária será. Da mesma forma, quanto mais acessível, mais disseminada será.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial.

- O mundo vive uma transformação no que se refere a transmissão de conhecimentos e troca de experiências, desde a chegada do meio digital. Essa transformação é irreversível e não há como lutar contra ela. O mundo informatizado e, em particular, a internet, abriu as fronteiras culturais: se alguém deseja saber, basta saber procurar, pois as informações ou, no mínimo, dados a respeito dela, serão encontrados. A interação entre as sociedades também se tornou muito mais fácil e rápida, o que, em minha opinião, é excelente.

Mas o espaço digital não veio para substituir os meios tradicionais de transmissão de informação. Veio acrescentar, o que é muito diferente. Os bons livros impressos, por exemplo, continuam e continuarão sendo fundamentais.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

- A mensagem é simples e direta: prossigam nesta jornada! Ela é difícil, espinhosa, raramente reconhecida. Porém, promover a cultura é preciso. Sempre.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 16/11/2015
Código do texto: T5450443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.