Opinando e Transformando - ANDRÉ OLIVEIRA DA SILVA (ANDRÉ CAFÉ)

Nome: ANDRÉ OLIVEIRA DA SILVA (ANDRÉ CAFÉ)

Breve Currículo: JORNALISTA, ESTUDANTE DE CONTÁBEIS, FUNDADOR DO COLETIVO SOCIEDADE DOS POETAS POR VIR

Reside: TERESINA-PIAUÍ

Em sua opinião, o que é cultura?

Considero a cultura como o conjunto de elementos socialmente aceitos (em níveis gerais - toda a sociedade - e em níveis específicos - agrupamentos), que se apresentam através das expressões humanas, repassados via educação e noções de moral em determinado recorte temporal das civilizações.

Você se considera um difusor cultural?

Acredito que agiria mais como um provocador cultural. É bem verdade que nossas atividades que envolvem a arte, disseminam as produções poéticas, plásticas, etc, mas me apetece muito mais provocar o sentimento de produzir nas pessoas, do que simplesmente difundir a produção.

Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Provocador, assuntador, observador e compartilhador. É muita dor, mas tem muita alegria. (rsrsrs)

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Não vejo um processo de aculturação no Brasil. Se a gente pensar numa cultura única, ela deixa de ser diversificada e tende a estabilidade. Mas, o processo de aculturalização se expressaria na negação de se socializar ou oferecer para alguns povos, acesso a alguns conhecimentos, como também, negação das expressões culturais de pessoas e grupos historicamente marginalizados. Uma cultura única serve para manter o status de disparidade e opressões em uma sociedade.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Depende do seu uso. Ela liberta, no sentido da vastidão de sensações que as pessoas tem quando adentram no universos cultural e aprisiona, quando a cultura é utilizada como mecanismo de controle, principalmente pelo Estado e pelo capitalismo.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Certamente a falta de acessos pra maioria das pessoas e a falta de incentivos, tanto da ordem pública, quanto privada.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

A possibilidade de se estabelecer trocas de impressões e de produções num plano de interatividade maximizada proporciona muito o desenvolvimento das pessoas, que podem colher elementos de várias realidades e assim, desenvolver e aumentar sua bagagem cultural.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Sejamos provocadores, saibamos compartilhar e contribuir na formação de olhares críticos e que todas as culturas possam coexistir e se respeitarem mutuamente, para engrandecimento dos povos, para plenitude de partilha de valores e conhecimentos.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 30/09/2015
Código do texto: T5399655
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.