Opinando e Transformando - Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)

Nome: Rodrigo Octavio Pereira de Andrade (Rodrigo Poeta)

Breve Currículo: Docente em Língua Portuguesa, Literatura e Técnica de Redação forma pela Ferlagos de Cabo Frio-RJ. É autor do livro de poesias intitulado “Poesiarte” (2012). Membro e Ex-Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ, Membro Honorário da Academia Cabo-friense de Letras, Membro Fundador da Academia de Artes de Cabo Frio e de outras entidades acadêmicas e literárias. Têm textos publicados em diversos jornais, revistas e antologias do Brasil e do exterior. Estudioso na área da poesia árabe, cultura africana e cultura regional. Possui diversos prêmios em especial o Troféu Carlos Drummond de Andrade da cidade de Itabira-MG, 2013. Troféu Casimiro de Abreu, 2014 da cidade de Casimiro de Abreu-RJ. Atualmente é Embaixador da Boa Vontade pela Peace Mission com sede no Paquistão.

Reside: Cabo Frio-RJ.

Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é uma manifestação oriunda do ser humano, ou seja, é a sua marca registrada através de sua história entre seus costumes, linguagem, folclore, arquitetura, etc. A história, a sociologia, a filosofia, a psicologia e a literatura são grandes fontes inesgotáveis para o estudo da cultura de um país, de uma população, povoado, comunidade e pessoas. É um bem material e imaterial, que identifica o que somos e quem somos.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sim. Através de meus projetos desenvolvidos desde 2002 em escolas da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro e com auxílio da internet propagando a literatura através de concursos literários e intercâmbios culturais. Levando a poesia para zona rural, para comunidades carentes, realizando saraus, recitais, oficinas, palestras e encontros literários. Desta forma, faço minha parte, com pífios recursos e com ajuda de amigos continuo a lutar por um país melhor.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Um problema que nos causa até hoje sequelas. Apesar de esforços de grandes pessoas do meio cultural que trabalham de forma honesta, que lutam pela preservação, pela igualdade e liberdade estarem sempre na contramão do imperialismo consumista do capitalismo.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

A cultura feita de forma consciente liberta indivíduos, mas de forma vil leva-os ao aprisionamento.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

A falta de investimento na educação, pois um país onde há educação de qualidade pode-se propagar a cultura de forma mais consciente e de qualidade.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

O espaço digital é uma via de grandes dimensões, ao mesmo tempo ela pode ajudar como também pode denegrir e manipular a mente humana.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Cultura não só se faz com coração, mas também com alma.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 18/09/2015
Código do texto: T5386221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.