Opinando e Transformando - Pérola Bensabath

Nome: Pérola Bensabath

Reside: Salvador - BA

Em sua opinião, o que é cultura?

Conhecimento, arte, costumes, comumente associada às manifestações artísticas, erudição.

Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Como promotora cultural e coordenadora na publicação de coletâneas, ao difundir estes livros estou difundindo o intelecto e a filosofia; a transformação.

Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

No passado esta aculturação mantinha traços firmes e definidos. Atualmente, com a globalização, com a rapidez de comunicação, as culturas não só brasileira mas de todos os povos está, gradativamente, perdendo sua identidade.

A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

Deveria ser fator de liberdade de expressão, comunicação. Mas existem difusores de cultura que tendem a agir com radicalismo, com tendência a impor suas crenças. Neste caso, o espírito literário tende a murchar aprisionando o difusor. A cultura deveria adquirir somente asas e voar em direção à liberdade.

Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

Não está ocorrendo de forma homogênea e incentiva a existência de grupos isolados, acarretando complexidades no que diz respeito às semelhanças entre culturas.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

"Não é fácil perceber as coisas pelo meio, e não de cima para baixo, da esquerda para direita ou inversamente: tentem e verão que tudo muda". Gilles Deleuze e Félix Guattari

Resumindo - existe importância, desde que bem direcionado tanto no que concerte ao cenário mundial ou nacional.

Para mim, continua sendo assustador. E um desafio.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Tentem fazer a cultura "limpa", não usem o preconceito, não usem de subterfúgios, não se sintam superiores e não desistam NUNCA.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 14/09/2015
Código do texto: T5381836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.