Entrevista com o Poeta e Escritor Marcus Rios



FB - Quais foram os primeiros indícios de que você teria uma boa relação com a poesia e a literatura? E como começou esta relação?

CMR - Foi quando eu comecei a fazer versos de brincadeira é que eu fui percebendo que a poesia fazia parte de minha vida. Esta relação começou como por encanto, algo que somente o coração sabe explicar.

FB - Quais foram as pessoas que mais o incentivaram?

CMR - Meu incentivo partiu mesmo de dentro do meu coração e dos livros que eu lia, fui percebendo que eu poderia sim fazer poesias e me tornar um simples poeta.

FB - No facebook você se apresenta como “Comendador Marcus Rios”,de onde vem esse título?

CMR - Recebi a Comenda Rubem Braga da Academia Marataizense de Letras, O Grau de Comendador pelos inestimáveis Serviços prestados à Cultura desta Nação - A Academia Marataizense de Letras ( AACL de Marataízes e do Estado do Espírito Santo ), outorga o presente Título de Honra ao Mérito “ Rubem Braga à Marcus Vinicius Bertolini Rios, Em reconhecimento ao seu valor ético, Moral e relevante colaboração cultural Em prol da Nação

FB - Quais são suas referências na poesia e literatura mundial?

CMR - Não tenho referência nenhuma.

FB - Você participou de algumas antologias poéticas,fale um pouco delas e da importância dessas antologias em sua vida de poeta e escritor. Possui obras próprias publicadas?

CMR - Poetas Iunenses, 1984; Centenário Poético, 1991; e Poemas de nossa gente, 1995, Melhores da Poesia Brasileira 2012, Livro Essências 2ª Antologia Literária da Região dos Lagos 2012, Participei da 4ª Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza 2013 - Antologia Alimento da Alma Volume VII - Antologia Autores Diversos do Beco dos Poetas & Escritores Ltda " Encontro Com a Poesia " 2013 - Participei da Antologia Melhores da Poesia Brasileira, livro que esteve presente na Bienal São Paulo em Agosto de 2012 no Estande da All Print Editora. Participação na Antologia Virtual Portal Cen Portugal " Cá Estamos Nós". Participação no Livro Essências na Região dos Lagos Rio de Janeiro, Participação no Livro Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, Participação no livro de Antologia Volume III Poemas da Pérola Capixaba da Academia Marataizense de Letras. Ainda não possuo nenhuma obra publicada.

FB- Você acha que no governo federal atual existe um investimento em educação maior do que no governo do partido anterior?

CMR - Eu acho que a Educação de nosso Brasil precisa melhorar e muito, e isto tem que ser imediatamente, pois nos vemos em reportagem cada Escola que nem tem como se chamar Escola de tão precária que é.

FB - A maioria de seus poemas no “Recanto das Letras” vem com a palavra “Amor” em seus títulos. É alguma estratégia para atrair leitores?

CMR - Não, eu gosto muito de falar do amor, mas daquele amor que hoje em dia é muito raro em nossas vidas, pois não existe mais amor, existe sim um ficar por ficar, transar sem amor, aquele amor de antigamente que fervia o sangue este esta extinto.

FB - Em sua opinião quais são os novos talentos que tem surgido na poesia e literatura?

CMR - Existem muitos talentos que estão surgindo a cada dia, e que nos deixa feliz quando lemos uma boa poesia.

FB - Qual o estilo musical você mais aprecia e quais os cantores e compositores possuem sua admiração?

CMR - Gosto mesmo de música romântica, a que toca o coração e fala do amor. Roberto Carlos, Wando, Benito de Paula e tantos outros compositores.

FB - Como tomou conhecimento do “Recanto das Letras”? Algum escritor ou poeta desse site contribuem para suas inspirações?
Você acha que no “Recanto das Letras” existam mais escritores e poetas com potencial para publicar grandes obras poéticas e literárias?

CMR - Foi através da Professora, Escritora e Poetisa, Jane Rossi. Sim temos muitos poetas e poetisas com potencial para lançarem seus livros

FB - Tem algum poema de sua autoria que você acha que representa mais sua personalidade e que você tenha um carinho especial?

CMR - Não, pois eu tenho um carinho especial por cada poema que eu faço.

FB - Em sua família existe mais gente com tendências para poesia ou outras atividades artísticas?

CMR - Tenho uma prima, e dois primos que são poetas também, Vera Regina Rios da Silveira, João Vicente de Castro Rios e o grande poeta de renome nacional Luis Sério Quarto.

FB - Qual o sonho você ainda não realizou como poeta ou em sua vida particular que gostaria de realizar?

CMR - De publicar os meus livros.

FB - Que mensagem gostaria de deixar aos meus e seus escritores aqui no “Recanto”?

CMR - Faça da poesia o seu maior momento, deixe que a cada dia o coração fale por você nas mais lindas palavras descritas com muito amor e carinho, para que possamos ao partirmos deixar aqui registrado a nossa passagem por este Recanto com lindas poesias feitas e ditas pelo coração.




VIVER DE AMOR

Quero viver somente de amor,
Quero tremer e sentir este
Amor que toca o meu coração,
Na tua melodia e no cheiro da flor,
Quero sentir o amor
Na maciez de tua boca
Quando me beija e me faz feliz,
Quero somente poder te abraçar
E sonhar contigo quando for dormir.
Quero apenas sentir amor
Que a cada amanhecer
O nosso amor esteja mais
Feliz ainda e que possamos
Juntos sermos um casal apenas.
Nosso amor é como o raio
De luz que bate no gelo
Trazendo em cada olhar
Os mistérios deste amor
Que desperta neste instante.
O amor é como o viver,
E eu vivo deste amor
Que tenho no meu peito,
Junto a esta taça de sorrisos
Que carrego em meu rosto,
E eu apenas vivo a te amar
Somente para poder deitar-me
No teu colo e sentir o teu amor
Que se faz presente em minha vida.
Teu amor quando entrou em minha vida
Deu-me a esperança num simples
Olhar através do teu sorriso
Apenas me dizia que o amor
É como a vida linda
E fácil de viver.
E agora te digo amor
Que doces são as aflições
Com que me desejas
Pois quando me vês distante
Apenas salta de teu peito
Um ai que faz com que o
Fogo do amor te acenda.
Amor que a cada pensamento meu
Ele apenas salte com as memórias
Dos momentos que juntos vivemos
E que possamos juntos sentir
Apenas o amor dentro de nossas vidas.


Autor: Marcus Rios

*Comendador Marcus Rios Poeta Iunense - Acadêmico - Membro Efetivo da Academia Iunense de Letras (AIL) Membro Fetivo da Academia Marataizenses de Letras Embaixador da Paz


* Fui convidado pelos poetas e amigos Pedro Pedra, Elzio,Ana Lucia Paiva e Alcir Andrade a dar continuidade a um sarau poético aqui no Recanto, em que cada indicado lança quatro poesias em dias seguidos e indica outros quatros poetas para dar seguimento ao sarau. Estou convidando: Od Laremse M Peterson,HICS,J Estanislau e Marli Caldeira Melris...

P.s:Nesse segundo dia que postei uma entrevista,fica valendo o poema do poeta entrevistado...
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 19/06/2015
Reeditado em 22/06/2015
Código do texto: T5282575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.