Entrevista com: BEMTEVI

BE: Qual o seu nome e como ele soa aos seus ouvidos?

      R: Benvinda Leite Palma - hoje soa como o canto de um pássaro que voou...

BE: Se tivesse oportunidade, você o mudaria? Por quê?

      R: Não, jamais o mudaria. Amo meu nome

BE: Pseudônimo, adota ou adotaria?

      R: Bemtevi - em homenagem ao pássaro bem-te-vi, alegre, simples, que leva a vida a cantar...

BE: Sua breve biografia de 3 linhas no máximo.

      R: Sou Católica Apostólica Romana. Membro do Iclem -Instituto Claretiano de Leigos Missionários. Viúva, mãe de Mariana (minha princesa, 20 anos) e de João Paulo - Músico, compositor, produtor artístico - http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/joao_vidotti_brasa_batuque - e www.primosdacida.com.br - moro em Londrina , desde 23\07\1953-- uma cidade linda do norte do Paraná. Sou formada em letras anglo-portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina.

BE: Hobbies?

      R: Fotografar. Cultivar plantas.

BE: Com se deu a sua paixão pela literatura?

      R: Namoro a literatura desde minha infância. Aprendi com minha mãe, que adorava declamar as poesias de seu pai, poeta popular, repentista -- José Leite de Carvalho.

BE: Com qual estilo literário você mais se identifica?

      R: Gosto de todos os estilos. Escrevo, simplesmente, o que vem do coração. Sem me importar se estou neste ou aquele movimento literário. Na poesia, gosto do estilo livre. Sem métrica. Com rima. Com ritmo - este, fundamental na poesia. "Verso sem ritmo é como um quadro sem luz!" A poesia é irmã da música. Tem que ter pulso!

BE: Por qual outra arte você se sente atraída, interage ou já atuou? Fale mais sobre este fato.

      R: Música e pintura.

BE: De quais projetos literários você já participou?

      R: Três Antologias do "Proyecto Cultural Sur-Brasil -" Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves - RS

BE: Poderia nos adiantar qual será o seu novo projeto literário?

      R: Não tenho nenhum projeto em mente. Escrevo simplesmente, e publico no Recanto dos Escritores. Não penso em publicar um livro. Ainda não me sinto preparada. Sou mera aprendiz desta arte!

BE: Qual a sua fonte de inspiração?

      R: A vida...

BE: Qual a sua relação com a música? Ouvinte, executante, compositor(a)?

      R: Executante. Sou Soprano em dois corais de minha cidade. Um popular. Outro, sacro. Amo todos os gêneros musicais, exceto, claro, estes que a mídia coloca no ar... brega daqui, brega dali, que brigam com o meu gosto música. rsrsrrrs

BE: Qual ou quais poeta(s), poetisa(s) e escritor (es) são teus preferidos, os quais buscas sempre procuras ler cada dia que acessa o Recanto das Letras?

      R: Gosto de vários do Recanto. Prefiro não citar nomes. Meus escritores preferidos são: Fernando Pessoa. Cora Coralina. Machado de Assis. Graciliano Ramos. Clarice Lispector. Cecília Meirelles. Pablo Neruda. Mário Quintana. Érico Veríssimo. Ariano Suassuna, etc. etc....

BE: Deixe uma breve mensagem para os nossos leitores.

      R: Faça da tua palavra, um instrumento de paz!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 30/10/2010
Código do texto: T2586446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.