Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Por que Escreves?

Isso perguntaram a uma jovem e inexperiente escritora. Eis o que ela respondeu:

"Escrevo para refletir e assim poder me comunicar. Escrever desacelera o meu pensamento e me acalma. Também me permite explorar outros caminhos, diminui meu medo de agir com impulsividade. Escrevo por compulsão!

Num de meus piores pesadelos recorrentes, agonizo porque tento me expressar e não consigo, em nenhuma das línguas que conheço. Pareço falar uma língua que ninguém mais entende. É desesperador! Nesses pesadelos, tento deixar meu próprio corpo, num esforço sobre-humano, pois parece que morrerei caso não consiga libertar-me. E eu sempre acordo antes de conseguir...

Assim como Clara em A Casa dos Espíritos (Isabel Allende), um dos meus romances preferidos, vivi por longo tempo como se fosse muda, sem ter vontade nem necessidade de falar. Num belo dia me peguei escrevendo para me reencontrar, ouvir meu coração. Então minha voz voltou e os pesadelos diminuiram.

Escrevo também para satisfazer uma pessoa extremamente tagarela que vive dentro de mim. Incrível, ela fala o tempo todo! É pior do que a menina do leite. E fala tão depressa que, mesmo me concentrando, não consigo escrever tudo o que dita. Essa pessoa, que não tem sexo, nome, nem rosto, ora me assusta, ora me fascina... De qualquer modo, adoro ouví-la.

Escrevo também para ter intimidade comigo mesma. Os momentos em que escrevo são só meus. Quando estamos sós, somente eu, o papel em branco, e a caneta, não tenho medo de revelar meus pensamentos, por mais estranhos e excêntricos que possam parecer. Saber jogar com as palavras é uma arte fascinante, da qual eu não me considero mestre. Uma coisa para mim é certa: sem exercícios e sem disciplina dificilmente se consegue alcançar um objetivo, e escrever só se aprende escrevendo, não tem outro jeito."

Helena Frenzel
Enviado por Helena Frenzel em 05/12/2008
Reeditado em 02/01/2010
Código do texto: T1320025
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar autoria de Helena Frenzel e usar um link para o site original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Frenzel
Alemanha
487 textos (36083 leituras)
47 áudios (2336 audições)
45 e-livros (1919 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/17 11:13)
Helena Frenzel