Astrologia atéia

Tenho uma amiga que se diz ateia, mas acredita nos astros – acha que agimos e somos influenciados de acordo com determinada disposição astral, consoante com o momento do nosso nascimento. A princípio, apontei-lhe o que me pareceu uma contradição, pois me pareceu que quem acredita em tamanho poder dos astros os alça a condição de deuses – e, sendo assim, não se poderia falar em ateísmo.

Ela apontou certas diferenças, mas não me convenceu. O que me convenceu da compatibilidade entre o ateísmo e a astrologia foi a lembrança de que também há ateus que acreditam em espíritos. Para os ateus espíritas, a existência de um mundo espiritual é mera consequência da interação das forças naturais, que, sem haver nenhum tipo de legislador, governam o mundo.

Não é demais imaginar então que um astrólogo ateu use o mesmo argumento: os astros influenciam o mundo naturalmente, sem que exista sobre essas forças um tipo de controle ou uma inteligência superior por trás.

O diabo é que um astrólogo ateu também teria que negar certas evidências científicas que sugerem a total ineficácia da astrologia. E então ele apelaria à fé.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 30/10/2017
Código do texto: T6157860
Classificação de conteúdo: seguro