Que Bíblia é a sua?

Há uma Bíblia em que o mundo foi criado literalmente em sete dias. Há outra em que não é possível dizer a quanto tempo equivalia cada dia. Há ainda uma terceira que não se atém a esses detalhes e diz apenas que tudo foi criado por Deus.

Uma Bíblia é totalmente plausível com a Teoria do Big Bang, enquanto que outra não admite a sua menor possibilidade. Há aquela em que a Terra tem aproximadamente 6 mil anos, e outra em que não é possível chegar a uma conclusão a esse respeito.

Há uma que nega a Teoria da Evolução, mas há outra que a aceita em partes, e ainda uma terceira que a admite integralmente. Em uma Bíblia, o episódio do dilúvio foi universal, enquanto que em outra foi local – e também há uma em que ele não passa de uma alegoria.

Há uma Bíblia em que o mesmo Deus se revela através de três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Para outra, só há um único Deus e uma única pessoa manifestada de três formas distintas. Essa última Bíblia se divide em outras duas, a que diz que essa única pessoa é Jesus e a que diz que essa única pessoa é Deus. Uma Bíblia defende que Jesus é subordinado a Deus, e outra chama esse Deus de Jeová.

Há uma em que o verdadeiro Deus é o Espírito Santo. Há uma Bíblia em que o Espírito Santo é uma pessoa, e outra em que é a energia divina. Em uma Bíblia, não há diferença entre a substância de Jesus e de Deus. Em outra, Jesus é uma coisa e Deus é outra. Em uma, Jesus teria um corpo humano dotado de mente exclusivamente divina.

Há uma Bíblia em que, antes de sua existência humana, Jesus foi o Arcanjo Miguel. Em uma Bíblia, Jesus é um espírito como qualquer outro, mas que, depois de sucessivas encarnações em diferentes mundos, já se sublimou, tornando-se espírito puro. Há uma Bíblia que contém muitos exemplos de reencarnação e vidas passadas. Há uma Bíblia que fala em demônios e outra que fala em espíritos.

Segundo uma Bíblia, a vida eterna e o paraíso acontecerão na própria Terra. Uma Bíblia fala em três tipos de céu. Existe uma Bíblia em que os ímpios estão destinados eternamente ao inferno. Há outra em que o inferno não dura para sempre, e depois de certo tempo o ímpio é complemente aniquilado. Há ainda uma terceira em que nem mesmo existe inferno, e a condenação do ímpio está em morrer e não ressuscitar.

Segundo uma Bíblia, Satanás é apenas a personificação do desejo mimético. Em uma Bíblia, admite-se a existência do purgatório, mas em outras não. Existe uma Bíblia em que não existe alma – o próprio ser vivente, no corpo físico, já é uma alma.

Numa Bíblia, todos os mortos estão inconscientes. Uma delas permite a comunicação com os mortos, enquanto outra não admite essa possibilidade sob nenhuma hipótese. Há ainda uma que diz que essa comunicação existe, mas é mais prejudicial do que útil. E há também uma para quem essa comunicação é essencial.

Em uma, os dez mandamentos ainda valem, mas em outra não mais. Há uma Bíblia que só é válida na tradução King James. Uma Bíblia tem 73 livros e outra tem 66. Mas há uma Bíblia que conta ainda com as Preces de Manassés, o Apocalipse de Esdras, o livro dos Jubileus e o de Enoque. Uma delas tem Macabeus III e IV. Outra tem o Apocalipse Sírio de Baruque.

Uma Bíblia basta por si só, enquanto outra é acompanhada da tradição e do magistério. Uma terceira depende da fé, da razão, da tradição e da experiência pessoal. Há uma Bíblia que deve ser estudada atentamente, mas outra que nem deve ser lida, pois o estudo dela distrairia e impediria de estar atento à voz de Deus. Também há uma Bíblia que é acompanhada de outros três livros.

Em uma Bíblia, Jesus fundou uma igreja, mas em outra não. Uma liberal, uma conservadora, uma de esquerda e outra de direita. Há uma Bíblia para todos os gostos e para todos os credos. E você, já customizou a sua?

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 13/10/2017
Reeditado em 14/10/2017
Código do texto: T6141845
Classificação de conteúdo: seguro