Agulha no palheiro

AGULHA NO PALHEIRO: CANAIS BRASILEIROS DIFERENCIADOS NO YOUTUBE

O conteúdo bom existe. Só precisa ser encontrado.

Este texto faz par com outro: "Assistir canais estrangeiros no Youtube:

Pedantismo ou uma alternativa às terras inférteis e/ou não cultivadas no Brasil?" [http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/6073397]. Não há uma ordem correta para ler, mas recomendo que após a leitura de um, leia o outro, pois ambos se complementam.

A seguir, faço um apanhado de alguns canais brasileiros que estão fazendo a diferença em aspectos técnicos, de narrativa, formato etc. A lista abaixo não visa elencar os melhores, mas ser uma amostra que traz os aspectos supracitados.

O objetivo aqui é jogar luz sobre tais canais, não para que sejam propagandeados a esmo, mas sim fazer uma ponte entre eles e seu público em potencial, que possui interesse em seu conteúdo e/ou formato, mas que ainda não teve a oportunidade de conhecê-los.

Dificilmente um canal agradará todos os públicos. Acredito que exista espaço para diversos gostos. A intenção das recomendações a seguir é estimular um trabalho de “curadoria” da internet.

Dito isso, encorajo os que se dispuserem a ler o texto a contribuir, indicando canais de determinados gêneros e fazendo uma pequena sinopse/resenha de cada um, mostrando qual é seu diferencial, por qual motivo devemos assisti-los etc.

***

ESTÚDIO FLUXO

Um projeto de jornalismo independente dirigido por Bruno Torturra, um dos fundadores da Mídia Ninja. Comecei acompanhando as entrevistas gravadas em sua sede. Destaco o programa com o fotojornalista André Liohn, discutindo a violência no Brasil.

Há também uma série chamada Fluxo de Consciência, conduzida pelo escritor e tradutor Ronaldo Bressane, que traz sempre dois escritores em uma conversa que faz jus ao nome da série.

Mas minha favorita é, sem dúvida, Córtex: Um passeio sem cortes, em uma conversa aberta. Em um de seus episódios mais emblemáticos, Bruno Torturra entrevista o jornalista Raull Santiago, enquanto passeiam pelo Complexo do Alemão, com direito até a filmagens dentro de um teleférico.

***

SE LIGA NESSA HISTÓRIA

Canal educativo que tem como público alvo adolescentes, em especial aqueles que estão se preparando para fazer vestibulares, incluindo o ENEM. Com linguagem bem humorada e que se adapta aos jovens, os professores Walter Solla e Ary Neto expõem os temas com grande entusiasmo, usando e abusando de chroma key e efeitos visuais, que garantem a imersão. O ponto alto são as dramatizações, interpretadas pelos próprios professores, o destaque vai para vídeos como História Repórter — Plantation.

***

LOOP INFINITO

Canal de tecnologia. Costumam fazer unboxing e reviews de produtos novos, como smartphones, tablets e gadgets em geral. Também cobrem grandes eventos, como a CES. Dinamismo e bom humor são sua marca registrada. Seu carro-chefe é o Loopcast, de acordo com a descrição do próprio canal: um semanário de notícias.

Vale salientar que, hoje, contam com um estúdio propriamente dito mas, desde as primeiras edições, conseguiam um resultado diferenciado com sua criatividade: usando duas câmeras, uma delas no teto, proporcionando um ângulo diferenciado; uma mesa suspensa que, com ajuda do enquadramento, dava a ilusão de que era uma bancada, lembrando um pouco a estética de programas televisivos; a edição de vídeo, com efeitos dignos de nota, fecha com chave de ouro.

***

EM CONTEXTO

Graças à portabilidade dos tablets. criei o hábito de assistir algo durante as refeições. Existem dias em que consulto minhas inscrições, vídeos relacionados e não encontro nada que me interesse, então faço pesquisas em busca de determinados assuntos.

Foi desta forma que encontrei o canal Em Contexto, que traz personalidades do mundo do cinema, quadrinhos, literatura e TV. Pelo que entendi, está vinculado ao canal de TV ou Web chamado Flixtv. Logo, é possível notar uma estrutura de estúdio e de gravação ao vivo.

É um programa, claramente, patrocinado por uma editora e, por conta disso, são muito comuns as pautas voltadas para sua divulgação, mas não se restringe a isto. No primeiro, que descobri em minha pesquisa, o entrevistado foi Roberto Sousa Causo, autor de uma das noveletas presentes no Duplo Cyberpunk, livro que resenhei recentemente. O fato do programa ser, aparentemente, gravado ao vivo traz uma vantagem e uma desvantagem.

A vantagem é que toda edição é feita em tempo real, corte de câmera e geração de caracteres, algo difícil, mas que nos proporciona um vídeo sem cortes secos, costumeiros no Youtube. O uso de várias câmeras também ajudam a dar maior imersão e o cenário nos remete a programas de TV dos anos 1990, gerando certa nostalgia para algumas pessoas.

A desvantagem é que o apresentador costuma ficar um pouco afobado por causa do tempo de gravação, pelo temor de não conseguir cobrir toda a pauta. De qualquer forma, trata-se de um conteúdo bem diferenciado. Altamente recomendado para quem se interessa por literatura, seja como leitor ou escritor.

***

MINHABSB

Gosto muito de entrevistas e um canal que inovou bastante na forma foi o Minhabsb. As entrevistas são realizadas dentro de uma Brasília, que percorre as ruas de… Brasília / DF. Com microfones de lapela presos aos cintos de segurança e câmeras espalhadas pelo carro, Daniel Zukko conduz, literalmente, este canal.

A exceção foi no inusitado episódio em que o skatista Sandro Dias, o Mineirinho, aceitou o convite para ser entrevistado, mas sob uma condição: a de que ele dirigisse a Brasília!

***

MENINOS DA PODRERA

alando em entrevistas, mais um canal. Conheci os Meninos da Podrera através da banda Dead Fish. Testa e Cabeça conduzem a prosa, ao som de discos de vinil de música caipira, brega ou afins. A pauta é focada na carreira do convidado, mas em dado momento é apresentada a trilha sonora e o entrevistado fala sobre seus conhecimentos sobre música caipira, o que seus pais costumavam ouvir em casa etc.

Outra marca registrada é, na metade do programa, pedir para que o convidado escolha um entre os vários óculos de sol disponíveis, para ajudar a “compor seu visual”. Recomendado para quem gosta de cultura underground. Além da entrevista, é gravado também o quadro Dicas da Podrera, com indicações culturais, que vão desde bandas até livros e filmes.

***

KAZAGASTÃO

Canal musical que já traz em seu nome uma brincadeira que ajuda a compor sua identidade, misturando o fato de o programa ser gravado na casa do apresentador, Gastão Moreira. A junção do binômio Casa + Gastão cria uma sonoridade que remete aos nomes das antigas Repúblicas Socialistas Soviéticas.

A abertura traz uma trilha sonora típica, com a dramatização de Gastão Moreira tenso, aguardando um militar analisar e carimbar seu passaporte para entrar na República do Kazagastão.

Quem acompanhou canais de TV aberta como MTV, nos anos 1990 e TV Cultura, no início dos anos 2000, deve conhecer a carreira de Gastão Moreira como VJ e apresentador, respectivamente. Ele também produziu o documentário Botinada, a história do punk no Brasil.

Nos últimos anos, Gastão iniciou o projeto deste canal no Youtube, aliando seu vasto conhecimento e bagagem musical, imenso arquivo em vídeo e contatos para fazer esta empreitada.

Ao lado de Clemente Nascimento, vocalista e guitarrista da banda Inocentes, faz o Heavy Lero, uma espécie de bate-papo, contando a trajetória de diversas bandas. Mas o canal também conta com entrevistas de personalidades do mundo musical, desde integrantes de bandas até jornalistas e críticos musicais.

***

JUSTIFICANDO

Uma das coisas mais inusitadas que encontrei no Youtube, um canal focado em Direito, com um bom nível de produção e uma postura totalmente despojada de formalidades. Este é o Justificando. Além de entrevistas, traz programas como o Coisas que você precisa saber, um jornal “antijurídico ‘semanal’ ”.

Existe também uma playlist chamada Jogos de Poder, programa apresentado por André Zanardo. Um de seus melhores episódios é o que trata sobre A Tendência Progressista na Cultura Pop, abordando, principalmente, séries de TV de sucesso, como Game of Thrones, Mr. Robot e Orange is the New Black.

Zanardo faz sua narrativa de forma teatral, lembrando um monólogo ou sarau. A trilha sonora e os efeitos colocados na pós-produção dos vídeos impressiona. São exatamente estas qualidades que são difíceis de encontrar nos canais brasileiros e costumamos ver mais facilmente nos canais estrangeiros, algo que tratei neste ensaio.

***

CASA DO SABER

Depois que comecei a assistir vídeos sobre Filosofia e temas relacionados, acabei chegando à Casa do Saber. E, através deste canal, conheci a figura do professor José Garcez Ghirardi, que admiro muito. O que não sabia era o que, ou melhor quem estava por traz deste projeto. De acordo com a descrição do próprio canal:

O centro de debates e disseminação de conhecimento de São Paulo e Rio de Janeiro chegou agora ao YouTube.

Maria Fernanda Cândido apresenta os professores da Casa do Saber em vídeos para endossar suas ideias e questionar suas certezas.

Ciência, cinema, artes, filosofia, história, religião, psicologia. Pensadores famosos, que agora você pode assistir quando e onde quiser!

Isso mesmo, um dos sócios-fundadores da Casa do Saber é a atriz Maria Fernanda Cândido. Começou como encontro entre diversas personalidades para discutir sobre os temas supracitados. Com o tempo, o projeto ganhou força e foi criado um espaço físico para ele.

Se não me falha a memória, em alguma entrevista há o relato de algum dos sócios, alegando que surgiram algumas críticas negativas, dizendo que era algo muito elitista, apenas para membros da alta sociedade.

A verdade é que também são oferecidas bolsas para os cursos, visando democratizar o acesso a este espaço, permitindo que pessoas de outros estratos sociais possam frequentar a casa e, mais tarde, surgiu o canal no Youtube, ampliando ainda mais seu alcance.

Obviamente, um curso completo e presencial deve proporcionar um aprendizado muito maior. Ainda assim, o canal traz vídeos que estimulam o pensamento e a reflexão. Um dos melhores que assisti foi este sobre A República de Platão, com Maurício Marsola.

***

QUEM SOMOS NÓS?

Este canal é uma evolução do projeto iniciado pela Rádio Eldorado FM e a Casa do Saber. Guarda semelhança com o canal descrito anteriormente, mas possui vídeos mais longos e há uma interação do convidado com o apresentador, Celso Loducca.

Quem Somos Nós traz a análise das obras de autores clássicos, mas ousou ao fazer séries com nomes da música, como KL Jay dos Racionais MCs e até mesmo da indústria pornográfica, como Márcia Imperator. Destaco o episódio que fala sobre Hannah Arendt, por Franklin Leopoldo e Silva.

Aqui, inegavelmente, temos uma produção profissional, os efeitos de pós-produção, ajudam a criar uma identidade do programa, com recortes de citações e outras informações sobrepostas na tela.

***

EDITORA ALEPH

Canal da editora, que traz como seu carro-chefe o lançamento de livros de ficção científica. Reflete o ar intimista que a Aleph possui nas redes sociais ao interagir com seus leitores. Aliás, os vídeos são um verdadeiro mimo.

Possui dois programas: Abdução e Cápsula. Enquanto o primeiro trata de temas variados dentro da literatura e cultura pop, o segundo possui vídeos mais curtos e trata apenas dos livros lançados pela editora. Conta com um ótimo nível de produção.

Agradeço ao leitor que chegou até aqui, mas peço um pouco mais de fôlego para a recomendação a seguir, que é mais extensa em relação às anteriores. O canal em questão possui exatamente a pluralidade de aspectos que destaquei em meus textos, tornando-o polivalente, um dos mais completos neste sentido.

***

COSMIC EFFECT

Em minha opinião, o canal brasileiro de games mais original que existe. Liderado por Eric Fraga, o lema que deu origem ao Cosmic Effect “Videogames Ontem e Hoje” significa trazer tanto os jogos antigos (também chamados de retrogames) quanto os novos. A própria formação do nome retrata isso: é a junção entre os títulos dos jogos Cosmic Ark e Mass Effect.

Conheci o canal/site de maneira inusitada. Em meados de 2010, participava com alguns amigos de um projeto de podcast sobre videogames. Após a publicação do primeiro episódio, recebemos comentários de alguns amigos em comum, mas também de um sujeito com o apelido Cosmonal.

Ao verificar seu perfil, fui direcionado ao site Cosmic Effect (isso demonstra a importância da interação mútua entre produtores e consumidores de conteúdo) e logo conheci o Superconsole, um móvel para 18 consoles, que possui toda estrutura elétrica, chaveadores e botões que permitem acesso rápido e a execução de jogos em qualquer um deles, sem a necessidade de instalação ou conexão de cabos na TV.

O Superconsole, por si só, já valeu a visita ao site. Mas ele possui também uma série de vídeos chamada Cosmic Cast, segundo a descrição, “a mais antiga série de vídeos sobre jogos clássicos em português brasileiro, desde 2010 até o fim dos tempos!”.

À medida em que o tempo passou, o Cosmic Effect aumentou exponencialmente seu número de vídeos e séries, focando sua atuação no Youtube (antes do surgimento dos vídeos em 1080p no Youtube, oCosmic Effect costumava disponibilizar o download, em seu próprio site, de um arquivo de vídeo em alta resolução). Voltando às séries de vídeos, são tantas, que eu precisaria de um post exclusivo para falar de cada uma. Confira aqui as playlistscontendo todas elas.

Sem dúvida, o Cosmic Cast é uma das minhas favoritas. Mas temos também a The Boss Informa que traz notícias. Gamesfera, com um papo mais, digamos, filosófico sobre videogames com Arnaldo Diniz. Games com Café é um bate-papo, regado a café, entre Eric Fraga e Danilo Viana gravado numa bela sacada. Sua abertura é, literalmente, sensacional e demonstra a veia artística que a Cosmic Effect Team possui.

Eric Fraga, assim como eu, aprecia muito os conteúdos bem produzidos de canais estrangeiros que não vemos por aqui. A diferença é que sou apenas um espectador que, vez ou outra escreve ou cria algo simplório, enquanto ele é um incansável produtor de conteúdo, que fez a coisa acontecer e posso dizer que o resultado final é ótimo. Na verdade, sinto pena dos estrangeiros pelo fato de o Cosmic Effect não possuir legendas em português.

Cosmic Effect — Motivos para assistir:

- capturas feitas diretamente dos consoles reais, não de emuladores;

- aberturas originais: Andrey Santos é responsável pela arte visual do canal, incluindo as animações;

- trilha sonora original: Eric Fraga produz e executa tanto versões de músicas de jogos famosos quanto composições originais;

- em algumas séries, temos gravações externas da belíssima Salvador / BA, além de alguns episódios dramatizados, com boas doses de humor;

- vídeos de homenagens e antenados com os acontecimentos do Brasil e do mundo;

- entre outros fatores, Eric Fraga possui uma grande bagagem gamística e cultural, o que proporciona uma produção de vídeos sobre videogames com pitadas de uma visão cinematográfica.

***

INDICAÇÕES?

E você, gostaria de contribuir indicando canais que não apareceram na lista? Que tal fazer uma pequena sinopse/resenha, mostrando seus diferenciais, por qual motivo devemos assisti-los, a qual público se destina etc.? Vamos ajudar a valorizar o bom conteúdo disponível e estimular a produção brasileira que traga conteúdo de qualidade, nas mais diversas áreas.

***

Link para o post original, com todos os links no texto: https://medium.com/@7seconds_/agulha-no-palheiro-8dd34102aa2