O Intelectual, o sábio e o pastor

O viajante ao viajar busca entende-se melhor a si mesmo e ao olhar o mundo em outras perspectivas. O autoconhecimento é ainda uma das facetas do longo processo que é a viagem em si.

Trata-se de uma fuga não declarada dos problemas familiares e cotidianos que azedam semanas e dias, e a fuga serve para isso, cada viajante parte em busca de uma aventura que possa viver em paz e tranquilidade durante alguns dias da sua vida.

A busca por aventura ou experiências agradáveis deve também fazer parte do pacote, é uma parte importante de todo o processo, é um esforço para sair da rotina, e requer planejamento e outros detalhes como preparar malas. Nesta coluna irei terminar a trilogia sobre Kevin Vanhoozer.

Como ele pode ser três em um?

A intelectualidade monstruosa dele se justifica em seu papel de músico, em que se apresentou a diversos públicos em toda Europa, em especial França. Esse elemento demonstra a permanência de sua busca de conhecimento em pontos extremos.

Como músico usa essa potencialidade em prol de causas justas, como a escrita de livros e a exposição musical, ele age sem medo de errar em termos práticos de seus esplendidos shows musicais. Como um artista fez algo novo,trazendo sua formação para o palco, compondo músicas em cima de temas valiosos para toda humanidade, e tocando Beethoven e Bach para europeus interessados em toda França e outros países da grande Europa.

Como o sábio passou da música para sala de aula de seminários norte-americanos como sua maneira de interpretação inédita, interpretação bíblica a partir de uma semântica inovadora.

Essa sabedoria lhe ajudar a exercer com maestria seu trabalho de professor usando múltiplas estratégias para os alunos em um seminário, tendo em vista a igreja como o palco, os cristãos os atores e final o pastor como diretor, e ele como detentor do conhecimento especializado.

Nesse universo, o teólogo experimenta um novo caminho sobre a tradição, vinculando sua experiência com a sabedoria ampliando o universo de conhecimento dos alunos com tiradas exemplares que ao longo do ano letivo, com muito bom humor. Na dimensão teológica abre caminhos ainda não vistos ou explorados por outros, ele amplia um ponto complexo a semântica dos textos bíblicos, ao avançar sobre os significados, ele avalia o mundo cristão como um todo.

Os textos tem ruídos. Como descobrir?

O conhecimento teológico juntamente com o enciclopédico ajuda a tirar os ruídos desagradáveis de um texto.Ele conhece os ruídos de cada texto, e conhece as dúvidas de muitos leitores,e ajuda a cada um. Desmontando cada texto consegue assim ouvir cada palavra e entender o contexto paralelo.

Os ruídos são empecilhos para o entendimento de textos que atrapalham o leitor em seu entendimento, esse dado ajuda o leitor a encontrá-los.

O nosso amigo Kevin os conhece bem e se esforça para tirá-los dos textos em que faz a interpretação.

Como o pastor expõe semanalmente o texto bíblico a sua membresia com uma variedade de tonalidades que compõe um gigantesco quadro exato de indagações acerca do mundo ao redor, e suas implicações no cotidiano. Ele costuma enxergar tudo nos pequenos detalhes e isso lhe ajuda muito, esse mecanismo abre condições para o futuro.

O seu rebanho de certo modo é privilegiado ao ter Kevin como seu pastor. Como pastor deve somente cuidar de algo que não é seu.

Esse ato se chama mordomia, acreditamos que Kevin exerça com muito cuidado e parece que na vida de um pastor muitos são os golpes que a vida pode dar, os golpes são muitos e múltiplos que nem sempre avisam quando vem e de onde vem, mas nessa função deve estar preparado para tudo.

Mesclando o saber com o viver, ele age com um executor de vontades que não são suas. Tal realidade condiciona ele a um mundo diferente , onde na verdade tudo se resume num campo de batalha , onde ele deve ensinar aos cristãos onde se deve vencer.

Sua ousadia abre caminhos para o seu conhecimento globalizado , e suscita polêmicas que por hora resolvidas em muitos ambientes, eu desconfio que Kevin conheça os pontos duvidosos e questionáveis de um texto bíblico. Cada texto tem um ponto de choque que lhe desafia, mas parece que ele já venceu esse desafio.

A sabedoria de um e a ousadia de outro combinaram no sucesso de sua música em toda Europa, caro leitor se apropriando da coluna, convido você a ler O Resto é Ruído de Ross e a entrevista de Kevin Vanhoozer na revista Teologia Brasileira.

JessePensador
Enviado por JessePensador em 03/08/2017
Código do texto: T6072835
Classificação de conteúdo: seguro