As vaquinhas de Vênus

Quem olha para Vênus e vê aquela camada de nuvens de ácido sulfúrico, com a mais densa atmosfera de todo o Sistema Solar, composta principalmente por dióxido de carbono, quem observa o terrível efeito estufa a que esse planeta foi submetido, quem observa a intensa atividade vulcânica e se dá conta de que a temperatura na superfície chega a 460 graus, nem imagina que ali mesmo, em algum ponto ainda inacessível, algumas vaquinhas pastam tranquilamente.

Vaquinhas, é óbvio, pois de onde mais poderiam os venusianos sustentar a sua dieta que é, em grande parte, baseada em laticínios? Que há venusianos, sabemos por meio do médium Sr. Costel, que recebeu essa preciosa informação de um espírito que, em outros tempos, havia sido enviado à Vênus em missão. Não sei quem é o Sr. Costel, mas aparentemente ele tinha lá certo crédito, afinal, o seu relato sobre Vênus foi publicado na Revista Espírita em 1862, isto é, a revista criada e mantida pelo próprio Kardec.

A próxima vez que alguém falar em Vênus, devemos ter em mente como ele é de verdade, segundo o espírito ouvido pelo Sr. Costel:

“Em Vênus, a sutileza do ar, comparável à das altas montanhas, o torna impróprio aos vossos pulmões (...). Seus habitantes só se nutrem de frutas e laticínios (...). A própria Natureza reveste a graça da felicidade velada (...). O mar, profundo e calmo, ignora as tempestades; as árvores jamais se curvam sobre a pressão da tempestade e o inverno não as despoja de sua verdura; nada é ruidoso, tudo sorri, tudo é suave”.

Uma imagem que só em um ponto ou outro parece contradizer aquilo que a ciência efetivamente sabe sobre Vênus, não é? Não se trata da existência de uma forma de vida mais sutil, incapaz de ser detectada pelos terráqueos, pois o mesmo espírito (a essa altura acho que já podemos qualificá-lo como zombeteiro) diz que os habitantes de Vênus “têm a mesma conformação física que vós”. Ou seja, há efetivamente uma vaquinha de carne e osso na superfície de Vênus fornecendo, diariamente, leite para as refeições venusianas.

O que é que se sabia sobre Vênus em 1862? Pouca coisa. Seu disco sem acidentes não dava indícios de como poderia ser a sua superfície. Ou seja, Vênus poderia ser de qualquer jeito mesmo, inclusive desse relatado pelo Sr. Costel. Apenas no século XX, com o desenvolvimento das observações de espectroscopia, radar e radiação ultravioleta foi que os segredos de Vênus começaram a ser revelados. E o que eles revelaram? Entre outras coisas, que o Sr. Costel não ouviu espírito nenhum, ou que foi vítima de uma piada astral.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 25/07/2017
Código do texto: T6064909
Classificação de conteúdo: seguro