Expectativas

A expectativa é o ensaio para o futuro. Mas a vida não segue roteiros, ela é a arte da improvisação. Seja para melhor ou pior, ela nunca seguirá a sua imaginação. E tentar prever qualquer resultado de uma variedade infinita de combinações é sempre causa de frustração!

Porque se deixar surpreender, faz parte do EU que você escolhe ser em cada situação, como ser pego desprevenido e não poder repetir conscientemente as mesmas posturas (ainda que alguns se segurem nelas). É o exagero da intenção, que se apega tanto a um detalhe, que perde todo o contexto.

As expectativas minam a flexibilidade. Ao invés de se adaptar, nos engessamos em uma espera e perdemos o prazer de viver e extrair do momento, tudo que ele pode nos dar.

Viver do futuro é a causa constante da ansiedade. Ânsia de estar no amanhã, lugar que não podemos visitar, nem em pensamento. Porque o futuro é criado a cada escolha presente. Ele não está depois, ele vive no agora e se modela de acordo com as respostas que damos.

A resposta, ainda quando equivocada, tem tanto ou mais valor do que a pergunta. Como assim? Resposta é ação, pergunta é hipótese. A resposta define o caminho, a pergunta é a busca incansável. E uma boa resposta às expectativas é se permitir a perda do controle.

Especialmente, porque não há controle, este é uma ilusão. Mais que isso, estar inteiro no processo, independente de onde chegará através dele. Seja o melhor que puder e aceite a vida como ela se apresentar. Estas serão sempre as boas expectativas que pode ter.