Polidez

Estamos em um momento de mudanças sociais, políticas, de enfrentamentos ideológicos, enfim, mudança de hábitos. Momento de muito conflito e de desentendimentos. Esse triste cenário é, sem dúvida, desanimador. Mais do que nunca precisamos desenvolver aquilo muito discutido entre psicólogos, educadores e administradores, aquela famosa “inteligência emocional”.

Daniel Goleman, em Seu livro “Inteligência emocional” escreveu:

No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.

Passemos a falar um pouco sobre as relações no meio e o que os fatos históricos têm a ver com tudo isso. Lembremos a máxima que diz que devemos respeitar o meio ambiente no qual estamos inseridos. Mas, não fazemos parte dele? Sim, claro.

O filme Ponto de Mutação ( MINDWALK- 1990- Bernt Amadeus Capra) - um drama retrata com inteligência o diálogo de três pontos de vista sobre o mundo, as pessoas, os relacionamentos e como nos relacionamos com tudo o que está à nossa volta. Uma visão da ciência, a natureza e o homem.

Como concretizar essas ideias na política, como fazer com que as pessoas consigam entender? A resposta da cientista é simples: Mudando nossa maneira de ver o mundo. Nessa resposta se consegue perceber a transversalidade da educação ambiental e a importância de ser discutido em redes de ensino interdisciplinarmente, sendo trabalhada como uma grande teia ligadas a diferentes disciplinas, a fim de analisar um fenômeno.

Enfim podemos resumir em uma palavra, além das já conhecidas expressões “muito obrigada”, “com licença”, “por favor”, em “polidez”. Que tenhamos polidez no trato com as pessoas, polidez na fala crítica”, polidez nos pedidos, nas cobranças no trabalho. Polidez.

Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 29/05/2017
Código do texto: T6012742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.