O cuidado da Terra e a Agricultura Natural

Enquanto o agronegócio avança promovendo a extinção de sementes crioulas, o empobrecimento do trabalhador rural, a contaminação do meio ambiente, o envenenamento da Terra e a intoxicação do consumidor, diversas iniciativas de Agroecologias também crescem mundo afora, como a Agricultura Orgânica e a Agricultura Natural.

Desenvolvida por Mokiti Okada na década de trinta, o método da Agricultura Natural se opõe à Agricultura Química convencional:

"A impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar.

O uso de agroquímicos foi difundido e intensificado como prática convencional a partir da Primeira Grande Guerra Mundial, época em que a escassez de alimentos impulsionou a produção agrícola em larga escala e em tempo acelerado, o que promoveu um impacto ambiental devastador" [1].

Conforme Mokiti Okada em "A grande revolução da agricultura", após pesquisas, ele chegou ao desenvolvimento de tal método:

" Há mais de dez anos descobri e venho propondo o método agrícola que, dispensando o uso dos adubos químicos e do estrume de origem animal e humana, possibilita a obtenção de grandes colheitas".

Em sua Encíclica Papal "Laudato Si, Sobre o Cuidado da casa comum", o Papa Francisco faz uma dura crítica à utilização de agrotóxicos e a outros hábitos que degradam o planeta:

“Existem formas de poluição que afetam diariamente as pessoas. A exposição aos poluentes atmosféricos produz uma vasta gama de efeitos sobre a saúde, particularmente dos mais pobres, e provocam milhões de mortes prematuras. A isto vem juntar-se a poluição que afeta a todos, causada pelo transporte, pelos fumos da indústria, pelas descargas de substâncias que contribuem para a acidificação do solo e da água, pelos fertilizantes, inseticidas, fungicidas, pesticidas e agrotóxicos em geral”.

No documentário “O Veneno está na mesa 2”, fica demonstrado que a agricultura química é extremamente nociva à saúde humana e ao meio ambiente. Como soluções, temos os métodos de Agricultura Natural, Agricultura Orgânica e demais agroecologias. Se já sabemos dos graves riscos de tais práticas, quais interesses econômicos e políticos nos impedem de mudar? Certamente por interesses contrários ao bem estar público. A sociedade, no entanto, deve se unir, para que seu direito à saúde e seu dever em cuidar da Terra não sejam subjugados por interesses espúrios.

[1] http://www.korin.com.br/empresa/agricultura-natural/

A Grande Revolução da Agricultura - Mokiti Okada:

http://www.messianica.org.br/culto-mensal/ensinamentos/a-grande-revolucao-da-agricultura

Laudato Si - Papa Francisco:

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

O Veneno está na mesa 2 - Sílvio Tendler:

https://www.youtube.com/watch?v=fyvoKljtvG4