ALMA E ESPÍRITO

ALMA E ESPÍRITO

Segundo os Judeus e Cristãos Alma e Espírito são sinônimos críveis da imortalidade da Alma, de forma inquestionável. Com tudo, não satisfeito com a passividade na admissibilidade deste enunciado, resolvi pesquisar a fundo se ambos são sinônimos ou se existe diferença entre Espirito e Alma?

Segundo Alan Kardec, o Espiritismo explica que a Alma é o Espirito encarnado, e, neste caso denominado de Períspirito. Quando desencarnado é Espirito. A trilogia Espírita consiste em Deus, Espirito e Matéria. Sendo que o Espírito formado com a matéria dá-se o Ser Fragmento, proveniente do Princípio Inteligente associado ao Princípio Material, resultando nos reinos mineral, vegetal e animal, qualificados como perispécie. Quando o Princípio Inteligente estagia no hominal, portanto, Homo sapiens, Logos, ser racional cognitivo, ele deixa de ser perispécie para ser períspirito.

Assim o Ser Humano com a centelha Divina, passa a ser a imagem e semelhança de Deus, podendo dizer que somos deuses pela relatividade da criação com o Criador. Daí a razão de nossa “Alma” ser imortal, contrariando a ideia de reencarnação, uma vez que a matéria se decompõe e não volta ha ser um corpo animado do Espírito, pois, é preciso que haja uma concepção do esperma com o óvulo no ventre materno para que haja um ser mortal enquanto matéria, porem imortal enquanto Espírito, reencarnável, quantas vezes forem necessário para a sua purificação essencialmente espiritual.

Penso que a filosofia especulativa não alcança a magnitude da Filosofia Espírita, porque esta está na esfera da metafisica enquanto a outra está na esfera especulativa da física.

São Paulo, 18 de Maio de 2017

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 18/05/2017
Reeditado em 18/05/2017
Código do texto: T6002491
Classificação de conteúdo: seguro