Maranhão: Terra Abençoada

O Estado do Maranhão é um lugar maravilhoso, cheio de encantos e belezas. É verdadeiramente uma Terra Abençoada por Deus!!!

É considerado um dos mais antigos Estados brasileiros. Ao longo de sua história de quase 500 anos, o Estado do Maranhão recebeu influência de franceses, portugueses, diversos povos africanos e comunidades indígenas, o que se traduziu numa culinária de temperos exóticos, belas músicas, danças cativantes e artesanatos lindíssimos.

O Maranhão é reconhecido por sua enorme contribuição nacional em várias áreas, movimentos populares, artes, ciências, literatura, política, gestão socioambiental etc.

Mesmo estando geograficamente longe de Salvador, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (que eram os principais centros de poder), desde os tempos da Colonização a sociedade maranhense tem projetado lideranças e intelectuais que vêm influenciando positivamente nosso país.

Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" – líder da revolta popular Balaiada (1838-1841) - é certamente um dos mais antigos e conhecidos maranhenses que se destacaram além de suas fronteiras, como exemplo de ousadia, idealismo e dedicação em prol de lutas e conquistas coletivas.

Na literatura são muitos os nomes, tais como: Aluísio Azevedo, Ferreira Gular, Artur de Azevedo, Humberto de Campos, Gonçalves Dias – este último considerado um dos maiores expoentes do romantismo, tornou-se famoso por ter escrito, em 1843, um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira - "Canção do Exílio"— que algumas décadas depois serviu de inspiração na criação do Hino Nacional.

No campo da política, o Estado do Maranhão projetou-se em nível nacional com vários de seus líderes, com destaque para José Sarney, que possui longa trajetória política, sendo considerado um dos mais importantes Presidentes da República. Sarney é reconhecido como um dos cinco mais influentes líderes políticos brasileiros dos últimos 100 anos – dividindo tal bancada com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Quem tem o privilégio de visitar o Maranhão fica deslumbrado com as suas belezas naturais. O Estado possui uma variedade enorme de biomas. Na porção central a vegetação predominante é o Cerrado. No Sul existe a “Mata dos Cocais” que é uma extensa região coberta por lindas palmeiras (babaçu, buriti, pupunha, tucum, carnaúba, açaí etc.). A região costeira é maravilhosa com seus mangues ricos em fauna e flora, além dos famosos “Lençóis Maranhenses” que são um dos lugares mais procurados por turistas nacionais e internacionais. À leste, na divisa com o Estado do Pará, há uma vasta área coberta pela Floresta Amazônica, com árvores frondosas e cobiçadas por seu alto valor econômico.

Com grande riqueza de recursos hídricos, o Maranhão tem como rios principais: Balsas, Gurupi, Itapecuru, Mearim, Parnaíba, Pindaré, Tocantins e Turiaçu, com muitas cavernas, grutas, lagos, ilhas, açudes e praias que constituem uma riqueza ímpar dentro do território brasileiro.

Em muitas dessas localidades, as paisagens naturais estão bem preservadas, servindo de refúgio para diversas comunidades quilombolas e grupos indígenas (Krikati, Kanela, Guajajara-Tenetehara, Gavião etc.) que mantém suas tradições e costumes como seus antepassados – como um valioso legado da sociobiodiversidade brasileira.

A variedade linguística é outro destaque maranhense, com seu sotaque peculiar e inúmeras palavras e expressões que demonstram a riqueza desse povo querido e generoso, que sabe receber as pessoas com muito carinho e bom-humor.

Tive o privilégio de visitar o Estado do Maranhão, onde vivenciei momentos especiais em contato com sua rica história, cultura e natureza, e sai de lá com a sensação de ser agraciado por conhecer um pouco mais da riqueza e magnitude de nosso majestoso Brasil.

São esses alguns dos aspectos e valores que me fazem crer que o Maranhão é uma Terra Abençoada por Deus!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/05/2017
Reeditado em 19/06/2017
Código do texto: T6001801
Classificação de conteúdo: seguro