A Fonética Articulatória e sua função secundária

Fonética Articulatória é a parte da Fonética que estuda a produção dos sons da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório.

OS ÓRGÃOS QUE UTILIZAMOS NA PRODUÇÃO DA FALA NÃO TÊM COMO FUNÇÃO PRIMÁRIA A ARTICULAÇÃO DE SONS. Isto porque os órgãos utilizados são os mesmos que utilizamos com funções respiratória e alimentar, funções principais destes. Uma vez que os sons, são possíveis apenas com corrente de ar e, esta provém do aparelho respiratório, então a fala torna-se uma função secundária.

O sistema articulatório é também utilizado para articulação dos sons da fala, em outras palavras, é onde se dá a descrição dos segmentos consonantais e vocálicos, mas tem a função alimentar: É nele que ocorre a mastigação, degustação, percepção de cheiro e sabor, como as cavidades orais e nasais, a língua e suas partes. O Sistema respiratório, formado pelos pulmões, diafragma, alvéolos, brônquios e traqueia, são responsáveis pela produção de ar, seja ela ingressiva ou egressiva, para a produção da fala, mas o faz, executando a sua função primária que é a respiração composta dos movimentos de inspiração e expiração do ar.