DRAMA BRASILEIRO

_ Amigo, estou arrependido de ter votado no Lula.

_ Mas, dizem que ele foi o melhor presidente que este país já teve.

_ Pois então, em matéria de caráter, somos um povo pouco exigente.

_ Culpa da mestiçagem, meu caro.

_ Sei não...

Nós brasileiros somos realmente engraçados, não no sentido de cômicos, muito embora isso por vezes também possa ser constatado, mas no sentido de contraditórios, ou quiçá a palavra mais apropriada para o nosso caso seja mesmo hipócritas?

Fatos: Em pesquisas de opinião pública, 95% da população brasileira afirma não ser racista ou preconceituosa. No entanto, quando indagados se conhecem alguém racista ou preconceituoso, os mesmos 95% afirmam conhecer alguém que o são. O que isso significa?

Significa que além de hipócritas e incongruentes, nós brasileiros somos também mentirosos e orgulhosos, pois damos as respostas que nos permitirão sairmos bem no filme.

Centenas de estudantes saem às ruas para protestar contra a falta de ética na política, todavia, eu mesmo já pude presenciar um grupo de estudantes tendo de serem vigiados na sala de aulas por funcionários da faculdade, para não colarem na prova.

Nós não gostamos de suborno, correto? Mas, por que vivemos esperando que ele chegue?

Nós não sabemos separar os casos de polícia dos vícios da política. E por falar em política, a nossa nos desgraçou.

Nós brasileiros, fomos e somos desgraçados pela corrupção, e a corrupção é um mal contagioso. Ela mata, porque desvia as verbas destinadas à saúde pública, à segurança, ao saneamento básico e muito mais.

Se falta ética na política, devemos reconhecer que há muito, vem faltando ética na sociedade como um todo.

Ora, não somos um povo sem religiões, entretanto, religião sem a vivência de seus bons ensinamentos é pura conveniência. Ora, o que dirão os historiadores do futuro, da nossa América tão católica, evangélica, corrupta e escatológica?

Está certo, sou espírita e ainda tropeço na vivência. Também sou brasileiro e não obstante a vergonha que sinto, ainda acredito na justiça e espero que a Lava-Jato seja apenas o começo da tomada de consciência.

Então, que venham os bons exemplos, pois o Brasil precisa deles para se erguer.

_ E se o Lula ganhar, meu amigo?

_ Quando um mau político ganha, o povo sempre perde.

_ Ei, o voto é soberano.

_ E de que adianta lhes dar democracia sem lhes dar sabedoria?

_ ?