UM PROPÓSITO PARA A VIDA

Se não somos perseverantes para encontrar algum propósito elevado e que seja verdadeiramente significativo para tudo o que pretendemos fazer na vida e para tudo o que acontece com nós mesmos, um propósito que nos traga sabedoria, certamente nenhuma de nossas decisões tomadas- quando nos deparamos com uma amplitude de possibilidades- valerá a pena, pois nesse caso, sem qualquer desígnio que nos oriente, sentiremos a inconsistência e o fracasso completo de todas as coisas, a ruína de tudo o que vive nesse mundo será um fato consumado e por demais evidente! 

Quando nossa capacidade de criar, de pensar, de memorizar e também de meditar são governados pelos nossos sonhos e pelos nossos desejos de nos aproximarmos do amor de Deus, haja visto uma grande esperança a reinar em nosso íntimo, temos mais oportunidade  de sermos guiados pela luz espiritual (emanada do infinito amor do Pai), uma luz que sempre nos libertará da dissolução. Porém quando o mundo e a nossa própria existência se torna um fardo para nós mesmos. onde nenhum sentido encontramos que possa amenizar essa dor, uma última tentativa de vencer o desespero emerge como forma do indivíduo encontrar alguma trégua e alívio de tamanha dor- que afligiu, por tempo prolongado, a sua vida desesperançada. Nessa situação, há tanta fragilidade, que a única alternativa que resta é eliminar tamanho sofrimento e dor juntamente com a própria vida, mas é nesse fogo cruzado entre ser e não-ser, entre existir e deixar voluntariamente de existir, que a possibilidade de apelo ao divino emerge! Sem dúvida, uma grande chance que renasce em situações limites da vida (...)

Os momentos de sofrimento que vivenciamos são mais reveladores e trazem até mais sabedoria do que os momentos de alegria, porém viver só de sofrimento pode nos levar ao desespero e ao desânimo absoluto, e porque não dizer que nessas condições, ou seja, não conhecendo  a alegria de viver,  podemos chegar  instantaneamente ao término de nossas vidas antes mesmo que possamos encontrar alguma paz futura? A paz só pode ser desejada e, em seguida, vislumbrada através de lutas sucessivas, porque antes mesmo dela se fazer presente em nosso ser, passamos por momentos de grande tribulação e sofrimento; e em meio a essa situação buscamos ela, ainda que não a conhecendo.

As sociedades complexas dos dias de hoje, que estimulam a concorrência e a obediência passiva ao sistema, sendo estas tão predatórias quanto as outras que passaram pelo mundo, não oferecem qualquer consolo e nem garantias de paz em meio a tanta luta e competição que geram entre os seres humanos, por essa razão muitos se decepcionam e até adoecem... Tamanha é a pressão exterior exercida sobre os indivíduos a sofrerem demasiadamente o impacto de sua força coercitiva! A depressão, triste destino de muitos, vem a ser um dos grandes males de nossa época...As promessas do iluminismo, com sua confiança na razão, só atestou e confirmou o fracasso do ser humano em estabelecer os seus ideais, muitos deles temperados por ambições malsãs, além das ganâncias fomentadas por um excessivo e mórbido orgulho.

A força interior de um ser humano, mantida quando este busca ser verdadeiro consigo mesmo e com Deus (e também quando busca ser coerente com o seu próprios sonhos e perspectivas), vem a ser uma fortaleza em tempos de grande opressão e tormenta, é onde conquistamos o paraíso que perdemos de nós mesmos. Sem dúvida, uma libertação contra tudo o que detém o avanço de nosso progresso espiritual! Pois é de nossa própria interioridade que nos damos conta de que temos algo que habita em nosso íntimo, algo precioso para o nosso crescimento espiritual, onde somente nós mesmos e o Deus Soberano podemos saber...

Quando temos esse compromisso com nossa própria existência, ou seja, de não permitirmos que sejamos enganados por tantas falácias que perambulam por aí, estamos em condições de exercer nossa liberdade, enriquecendo e fortalecendo nosso espírito de acordo com os verdadeiros desígnios que faz moradia em nosso ser. Somos guarnecidos por uma força que não nos deixa perecer e por uma eterna luz que nos serve de sentinela, resplandecendo nossos caminhos. Em peregrinação constante pelo deserto e por demais regiões inóspitas, encontramos sempre um oásis de esperança. Os caminhos que muitas vezes trilhamos sem saber a razão de tamanha angústia, é também uma cruzada espiritual que acontece sob a permissão de algum propósito que provém do Deus Altíssimo, o único que pode nos ensinar o valor da integridade nas circunstâncias mais contrárias à virtude.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 21/04/2017
Reeditado em 22/04/2017
Código do texto: T5977022
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.