Existe submissão Consciente?

De forma analítica, se a pessoa escolhe tal submissão, sabendo assim de todo e qualquer pormenor que isso envolve, não. Por quê? Porque a pessoa no ato da escolha da submissão, ela exatamente, escolheu -- ou seja, usou de prática aquilo que todo ser humano é obrigado a fazer. Portanto, em instância analítica, se há escolha no primeiro passo a negação das suas escolhas, então, enquanto fundamento, não há negação das escolhas -- porque se deliberou e escolheu se submeter àquela coisa.

Contudo, se o ato não foi ampla e totalmente consciente, ou a pessoa no caso não sabia de todas as regras do "contrato" de submissão, ou simplesmente não sabe que pode escolher outras coisas, que não apenas se submeter, ou seja, se a pessoa não teve amplo conhecimento das regras, ou não tem como saber de forma alguma, então sim, ela foi submetida contra a sua vontade em última análise.

Mas se a pessoa sabe não totalmente as "regras do contrato", ou inconscientemente está submetida a certas regras, naquilo que muitos ideólogos chamariam de "alienação", ainda assim há uma instância no campo da filosofia da ação -- a pessoa é culpada por não exercer o máximo de sua vontade no procurar de outros caminhos que não apenas aqueles "que parecem que foram impostos". Por exemplo, vivendo em Cuba ou na Coreia do Norte, e não tentar compreender o que acontece em outras partes do mundo, ou simplesmente crer na hipótese idiota de que seu primeiro ditador norte-coreano era um deus-vivo.

Diante dessas hipóteses de submissão, aonde há uma possibilidade de procura de livre pensamento apesar de "tudo estar contra você", e você ainda escolheu não procurar outras coisas que não apenas estas que lhe são impostas, o que quer dizer, que de maneira consciente você escolheu não conhecer outras realidades e formas de compreensão do mundo, logo, você não foi inteiramente submetido no sentido analítico do termo. Submissão portanto, deve negar qualquer possibilidade de escolha prévia e no decorrer da submissão. Claro, aqui, em instância analítica -- o que torna tudo isso no campo da ética deveras forçado.