Armadilhas do senso comum
 
É sabido que o senso comum é algo importante na história, pois traz as experiências para o momento atual, e pode-se fazer considerações e ponderações acerca de situações disformes e que aflijam um grupo, uma sociedade, uma nação.
 
O que me preocupa, e aqui registro, é algo pessoal e uma simples argumentação, é o fato de usar o senso comum para valorizar e certificar toda e qualquer ação ou atitude.

Exemplificando: De acordo com o senso comum toda culpa de um filho bandido é dos pais; toda situação caótica pela qual passa o país é de responsabilidade dos políticos; toda desventura no amor é porque há um outro integrante no relacionamento. São apenas exemplos de que a opinião mais óbvia e “normal” é a que prevalece e nem sempre isto é verídico, pois se adentramos por meandros filosóficos e psicológicos encontraremos explicações mais razoáveis e assertivas para as questões que são propostas.


O senso comum torna-se um perigo à medida que não se  abre possibilidade de investigar, de analisar o fato, e destrinchar todo seu conteúdo e assim, poder montar um painel mais claro e conclusivo. Se aceita a verdade tal qual ela foi direcionada ou manipulada, e o intelecto trabalha melhor com a aceitação do óbvio e do que é a comum a todos.


Infelizmente, criam-se verdadeiras armadilhas, sejam políticas, religiosas ou culturais, e não se atém ao que de fato interessa o fato detalhado e analisado de forma pontual e livre de censuras e preceitos.

A mídia usa e abusa desse " senso comum" proliferando mensagens subliminares ou não, tornando aceitável, situações e fatos, que poderiam ser vistos à luz de observação mais aprofundada e mais técnica, analisando os prós e contras da circunstância presente. O que gera, sabemos, uma massa de pessoas crendo em algo não factível e não verídico.

Vimos que o senso comum já criou líderes sanguinários, já privilegiou pessoas inescrupulosas e até já elegeu, para cargos majoritários, pessoas sem conexão nenhuma com a realidade da nação e sem apego ao bem público. Não é uma tarefa fácil analisar os fatos e detalhar causas e efeitos ,mas pelo bem maior da vida e de toda sociedade há que se analisar e traduzir essas informações tão óbvias e fáceis que nos chegam constantamente, sob o risco ficarmos no abismo da civilização, devido as escolhas fáceis e levianas.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 18/04/2017
Reeditado em 25/10/2018
Código do texto: T5973946
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.