CONSTRUÍNDO FORTALEZAS PARA A ALMA

Busquei o sentido da vida e em diversas circunstâncias apenas no vazio me senti quando nele mergulhei; mas foi nesses momentos mais árduos da vida onde pude descobrir a ausência de fundamento em que certos valores, hoje cada vez mais invertidos, estão assentados, bem como aquelas atividades criadas pelos homens apenas para preencher contra o esvaziamento do tédio e do empobrecimento dos acontecimentos edificantes.

Vivemos, infelizmente, numa época onde os sentimentos mais elevados foram desvalorizados em nome de uma lógica que tem obstruido, a fim de servir aos seus fins egoístas, o tempo próprio de cada ente para o seu mais pleno florescimento, pois muitos homens em sociedade (charlatões criadores de mentiras) se acham no direito de desrespeitar o ''mundo da vida''; há homens que se acham no direito de destruir a humanidade que ainda subjaz os corações puros, honestos e incorruptíveis, ou seja, injustamente determinando o que deve ou não ser considerado o padrão a ser seguido por todos

Se dermos o devido valor no que há de mais singelo no cosmos, superando o discurso de algumas ciências pervertidas (as mesmas que consideram como um mero obejeto de cálculo, dominação e controle, como por exemplo, a natureza e seu mistério subjacente), então seremos tocados pela beleza e pelo mistério que se revela de tempos em tempos em nossos corações; seremos contagiados pela manifestação de tudo o que há de mais sublime, especialmente no que diz respeito ao espetáculo da imensidão da natureza que nos arrebata, permitindo que o fantástico toma a dianteira de tudo o que é ordinário e banal na vida.

A partir do momento em que a transcendência trilhada nos caminhos luminosos de Deus, buscada no horizonte infinito da fé, deixou também de ser valorizado na entrada de nosso século, sendo muitas vezes desmentido pela falsa ciência que nega o fantástico da vida, o mundo passou a ser governado pelo ocaso da falta de governança de um bem maior que possa guiar os homens ao seu caminho certo. Ficou restrito apenas aqueles que superaram os imediatismos do momento e os modismos mais absurdos; são, de fato, os que conseguiram resgatar aquilo que se perdeu no anonimato do impessoal, que é uma condição onde grande parte das pessoas preferem estar...

E foi assim, nessa falta de sentido experimentada por mim cada vez mais, ao caminhar entre as ruínas e escombros dos valores desgastados de nossa época (uma época profundamente desprovida de coração e espiritualidade), que comecei a trilhar outros caminhos. Pois quem sabe, pensava constantemente, ''poderei um dia saciar minha sede ao beber nas águas de algo mais consistente e fortalecedor, dessa vez sem cair nas ilusões de uma vida esvaziada e falsificada pelas meias verdades de nossa sociedade!''

As ilusões, de fato, estão por toda a parte, onde quer que olhamos a nossa volta há alguém vendendo, de forma egoista e descaradamente, mentiras que espreitam a vida daqueles que não sabem qual o rumo que precisam tomar na vida, um rumo que poderia orienta-los para desenvolverem suas potencialidades; e com isso não perderem o sentido da vida e nem tampouco o ardor da fé.

É preciso de muita coragem para seguir certos caminhos; mas aquele ousou (mesmo que muitos tentem fazê-lo esmorecer) ir até onde as pernas perseverantemente conseguem chegar, encontrando uma razão de ser para tudo o que se faz de bom na vida, conseguiu construir bases sólidas, ou fundamentos, para permanecer no decorrer da vida com paz e liberdade de espírito; contudo, só o amor e a fé em Deus são capazes de nos dar forças para os homens vencerem as trevas das duvidas e o niilismo quase absoluto que o mundo está caindo.

O amor, a fé e a esperança e o perdão são fortalezas para aqueles que se encontram angustiados; todavia, só quem sorve dessa fonte proveniente de Deus quem está, mesmo numa situação de fragilidade, forte o suficiente para dar um significado maior a vida, fazendo nas calçadas do mundo não ilusões fomentadoras da escravidão humana, e sim obras que servem de instrumentos à serviço da libertação de almas!

Pois o sentido da vida mesmo é se despir das vaidades e das limitações de nosso ego, e, a partir daí, alçar voos que ampliem nossos horizontes. O amor, a fé, a caridade e a coragem, sem dúvida, são bens que podem nos dar a chance de atravessar os muros minimizadores de nossa condição, na medida em que, por meio deles, nos elevamos em sabedoria e profundidade de espírito, até estarmos preparados o suficiente para nos aproximarmos dos desígnios de Deus (que é sem dúvidas o grande é único doador de sentido para  tudo aquilo que fazemos na vida).

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 05/04/2017
Reeditado em 05/04/2017
Código do texto: T5962171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.