DESALIENAÇÃO, FORTALECIMENTO E RENOVO

Apesar da cultura ser importante para a manutenção da identidade e da singularidade de um povo, esta não deixa de exercer uma enorme influência na vida de cada indivíduo; ou, se se preferir, de cada habitante de uma nação. Pois, de fato, cada indivíduo reproduz seus vícios, seus gestos lacônicos e comportamentos de acordo com os ensinamentos herdados pelos antepassados, inclusive maneiras de demonstrar descontentamentos quanto a presença do estranho, tais como a xenofobia, praticada especificamente no âmbito das nações orgulhosas de sua própria tradição. 

A cultura pode ser sim um elemento extremamente determinante para a formação do caráter de uma pessoa, de tal forma que alguns seres humanos chegam a tal extremo de covardia consigo mesmos, negligenciando sua própria liberdade e autenticidade em prol do que está estabelecido e normatizado. Nesse caso, a obediência cega a tantas lideranças desumanas e mentirosas é o destino dessas milhares de pessoas. Nada se torna mais propício para o surgimento das grandes sociedades ditatoriais e fascistas do que a obediência cega a um líder imbuído de carisma, oratória e persuasão!

Quando a própria cultura se torna demasiadamente nociva para o surgimento espontâneo de cidadãos dotados de responsabilidade e integridade, onde o que impera é o desrespeito mútuo entre estes, o fracasso de uma sociedade é um fato consumado. Sem dúvidas, pois nada se torna mais propício para esse fracasso do que tantos poderes paralelos que se degolam entre si, na ânsia incessante de alcançarem o poder irrestrito e desmesurado. 

A busca insana pela hegemonia e pelo poder (por uma horda de homens com interesses exclusivos e privados) tem sido desde os tempos imemoriais, e em era indefinidas até mesmo pelas ciências, um grande desencadeante das grandes guerras; e também um motivo para o domínio sistemático sobre grandes extensões de terra e sobre tantas criaturas que povoaram a terra. Essa insensatez de domínio está presente no sonho de muitos... e em nosso tempo as mais bestiais formas de dominação são socialmente aceitas, embora haja maneiras socialmente inaceitáveis de um existente se assenhorar de outra vida; maneiras de dominação que são localizadas nos esconderijos mais infernais de nossa sociedade miseravelmente dissoluta!

Por haver tantas formas do exercício do poder de uma pessoa sobre outra, de pessoas que objetificam outras apenas para expandirem seu monopólio, às vezes reflito, com grande pesar e aborrecimento, sobre o quanto é ridículo viver dia após dia em uma sociedade tão complexa e caótica, tendo que presenciar tanta hipocrisia, sem falar da profusão de saberes e conhecimentos disputando a sua supremacia pelo mundo afora, conhecimentos esses apenas com o intento de sondarem, com vã curiosidade, o que até hoje permanece insondável...

É próprio do homem em sociedade promover a cultura, mas a manifestação de determinadas culturas (aquelas que os homens criaram e estabeleceram para darem vazão às suas próprias vaidades) tem transformado o cosmos num verdadeiro inferno de violência e de morte! Tantas consequências desastrosas só nos ensina a perceber que a hostilidade entre os homens não tem limites, pois cada pequena célula da sociedade ou instituição está repleta de intrigas e discórdias entre os homens... Mas como superarmos o sofrimento que advém de tanta degradação produzido nas relações humanas?

O ponto de partida para uma decisão amadurecida de entrega sincera e apaixonada, principalmente naquilo que nos preenche e enriquece o nosso ser, é o caminho do desapego de todas as ilusões presentes no mundo, pois o que pode ser mais ilusório do que a vida em nossa sociedade massificada? O que pode ser mais ilusório senão essa necessidade de estar acima de outras pessoas na hierarquia social, no qual muitos acreditam cegamente pairar acima do''bem e do mal''?

Diante do vazio que assola as sociedades pós-modernas (no qual é passível de superação), percebo o quanto as empreitadas e as buscas fúteis do homem no âmbito da sociedade sempre serão fracassadas, ou seja, não levam a lugar nenhum...Tendo consciência disso, somos porventura capazes de descobrir novas perspectivas através de um renovo que aos poucos é produzido em nosso íntimo mais secreto. Pois ao esvaziarmos nosso ser de tudo o que nos dilacera e corrompe, somos capazes de renascer mais vigorosos. Mas quem é forte o suficiente para promover esse renascimento e fortalecimento?

No sol do deserto escaldante encontramos, através do clamor que se eleva aos céus, uma nascente misteriosa que recria nossa concepção de vida e de mundo. Afinal, é pelo milagre de Deus, que o crescimento espiritual de todos aqueles que são íntegros, cria raízes profundas e indestrutíveis, de tal forma que todas as mentiras do mundo não possuem forças para arrancá-las violentamente. E mesmo que uma tempestade ou uma tormenta se levante furiosa e veementemente, o fortalecimento operado pelo poder de Deus é forte o suficiente para não nos separarmos do seu amor soberano e eterno! É do Altíssimo e do seu filho amado que a nossa sabedoria se fortifica para nos libertarmos de tudo o que nos ameaça de alienação, produzindo um renovo que faz com que a própria vida ganhe um novo rumo. Num horizonte repleto de esperança e promessa de redenção, e num coração sincero e contrito, a luz inextinguível de Jesus Cristo resplandece sobre as trevas de qualquer tipo de enganação que produza a alienação humana! 

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 29/03/2017
Reeditado em 30/03/2017
Código do texto: T5955315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.