QI, QA, QV e QE - continuação de QI, QA, QV

QI - Quociente de Inteligência

QA ´Quociente de Afetividade, melhor que QE, usado em Inglês, quociente emocional, uma vez que a afetividade abrange Sentimento e Emoção

QV - Quociente de Vontade

São os três aspectos da Mente ou Psique

Está aparecendo, nos EUA o QS, Quociente de Espiritualidade, para nós, recomendo QE, Quociente de Espiritualidade.

A propósito, algo a respeito:

"No início dos anos 90 o neuropsicólogo americano Michael Persinger e em 1997 o neurologista Vilayanu Ramachandran (Universidade da Califórnia) identificaram no cérebro o “módulo Deus”, que aciona a necessidade humana de buscar um sentido para a vida.

O “ponto Deus” mostra que o cérebro evoluiu para fazer perguntas existenciais, para buscar sentidos e valores mais amplos.

Esse questionamento não basta para acabar com o vazio da vida moderna. A grande sensação de plenitude acontece quando percebemos que tudo na vida está interligado, não existe separação no Universo e que fazemos parte de uma grande família cósmica.

Isso nos proporciona um sentimento de apoio, identificação e proteção. Nos sentimos amados, necessidade básica do ser humano.

Segundo Danah Zoahr (psicóloga e filósofa), autora do livro Inteligência Espiritual, a Inteligência Espiritual dá à pessoa a capacidade de avaliar o sentido da vida e é a base do QE, inteligência emocional, e do QI.

Definindo,

A inteligência espiritual capacita o ser humano a refletir sobre o sentido da própria vida e a lidar com os problemas existenciais, de acordo com psicólogos, filósofos e teólogos.

Alguns sinais de inteligência espiritual elevada:

– Capacidade de ser flexível

– Grau elevado de autoconhecimento

– Capacidade de enfrentar a dor

– Capacidade de aprender com o sofrimento

– Capacidade de se inspirar com idéias e valores

– Relutância em causar danos nos outros

– Tendência para ver conexões entre realidades distintas (Ex:Feng Shui Lógico)

– Tendência para se questionar sobre sua ações e desejos, com perguntas como:

– “Por que agir de tal maneira?”, ou: “O que aconteceria se eu agisse de outra maneira?”

– Capacidade de seguir as próprias idéias e ir contra as convenções.

Para desenvolver a inteligência espiritual, comece se fazendo estas perguntas:

– Quais os meus limites?

– Por que certas coisas me incomodam?

– Qual o meu propósito de vida?

– Estou sendo verdadeiro com este propósito ou o estou traindo?

Podemos considerar a dor como desafios e mesmo como oportunidades.

Assim, em vez de culpar a empresa por um trabalho sem sentido, pode-se tentar melhorar o trabalho ou procurar outro emprego.

É preciso assumir a responsabilidade pela própria vida e tentar transcender a dor e os obstáculos.

Podemos aumentar a autoconsciência que leva à QS - a qual preferimos QE, quociente de espiritualidade -, através da meditação ou da leitura de poemas ou trechos de livros que ativam sentimentos de transcendência em nós."

Matéria baseada em reportagem da Folha Equilíbrio de 11/10/2001 -STELA VECCHI

Diógenes Pereira de Araújo