Dia 31. Do “MANUAL DE sobre(VIVÊNCIA) DO ENVELHESCENTE” ( Sergio Clos - 2017)

1-Elimine os preconceitos. Se ainda os tiver, saiba que não deu em nada, o mundo fluiu da maneira como tinha que fluir.

2-Não queira mudar o mundo agora. Você já teve toda uma vida para fazê-lo e não o fez. Poupe-se.

3-Escreva, faça poesia, pinte. A arte é a melhor forma de expressão.

4-Afaste-se de pessoas negativas. Você ainda precisa disto?

5-Não vá obrigado aos lugares. Mantenha-se firme nas tuas ideias. Vá a festas que te convidarem, se você assim o quiser. Não seja planta decorativa de festa!

6-Você é um cidadão como outro qualquer e, com todas as prerrogativas.

7-Os jovens estão descobrindo as coisas, você já sabe delas. Não antecipe. Eles não acreditarão. O silêncio é o melhor ensinamento.

8-Observe e não se surpreenda com as coisas que se repetem. É da natureza humana.

9-Se você demenciar, lute contra até onde puder. Bem, depois do acontecido, você não vai saber mesmo. Qual é a diferença?

10-Não leia bulas de remédios. Se o geriatra receitou, confie. Ele não é exterminador de velhos.

11- Quando viuvares não leve “encosto” para dentro da sua casa por mais apaixonados que estejam. Acredite, o brinquedinho perde a graça com o tempo. Cada um no seu canto.

12-Não queira tudo ao seu modo, ceda um pouco.

13-Tente ser independente o máximo de tempo possível.

14-Viva um dia de cada vez.

15-Não reclame da vida e nem de doenças que adquiriu. Queria o quê? Ficar velho, intacto e novinho em folha? Isto não existe!

16-Não vire peça de museu. Conviva com pessoas da sua idade para dividir as alegrias e as agruras da velhice.

17-Case-se eternamente com o bom humor, na saúde e na doença.

18-Tenha sempre um amigo para te dar guarida material e emocional.

19-Não esqueça: amigo é a coisa mais importante, nunca despreze um verdadeiro.

Sérgio Clos