Sobre a Alma Humana

Tive uma conversa recente com amigo em uma mesa de bar. Deve-se levar em consideração que não discutimos trivialidades. Não nos interessa saber quem ganhou o BBB ou como vai ser o grenal. Tantas pessoas já dedicam a vida a estes assuntos importantíssimos. Discutimos coisas mais leves e de menor importância como a felicidade ou o amor.

Ele estava muito interessado em explicar o que exatamente faz um determinado casal "dar certo". A inspiração foi o meu recente relacionamento com a minha primeira namorada. Após oito anos de desencontros e cenários dignos de uma novela das nove, nos encontramos. Algo sempre existiu dentro de cada um de nós. Algo que não mudou com a distância nem com o tempo. Nós mudamos como seres humanos, mas este algo permaneceu inerte, subjacente.

Resolvemos chamar este algo de ''amor''. Mas tanto eu quanto ele já sentimos ''amor'' por alguém e neste momento não sentimos mais. Então deveria ser um outro tipo de amor. Que independe dos fatores comuns nos relacionamentos. Que sobrevive milhas e anos, decepções e desavenças. Resolvemos denominar este amor de ''Amor Verdadeiro''.

Em seguida, adicionamos algumas propriedades a este conceito. O Amor Verdadeiro é único. Imaginamos uma carta com a qual podemos presentear apenas uma pessoa em toda a vida. Cria-se um laço incondicional com dada pessoa. O amor decorrente desta carta é eterno e irreversível. Teremos também infinitas outras cartas denominadas ''Amor Menor'', que se resumem a um amor finito e condicionado.

Nos deparamos então com o conceito de ''alma gêmea'', quando duas pessoas se amam de uma forma quase transcendente, motivo pelo qual várias correntes espirituais o explicam como um amor que se deu em vidas passadas e irá continuar se dando nas vidas futuras, e cada pessoa tem somente uma alma gêmea. O problema com esta explicação é que ela é quase impossível no âmbito da probabilidade. Seis bilhões de pessoas (e aumentando) no planeta e apenas uma delas é a sua alma gêmea, seu amor verdadeiro (no sentido comum). Difícil ficar satisfeito com essa teoria quando a sua alma gêmea está neste exato momento indo buscar água com um balde na cabeça em um vilarejo no interior da Angola.

Na nossa teoria do Amor Verdadeiro, o fenômeno de alma gêmea se dá quando duas pessoas presenteiam uma a outra com a sua carta única. O amor resultante com as propriedades do Amor Verdadeiro cria um laço mútuo supremo. Incondicional, eterno e irreversível. Duas pessoas não são almas gêmeas - elas se tornam.

Mesmo assim é um acontecimento raro. Podemos entregar a nossa carta de Amor Verdadeiro e a outra pessoa devolver uma carta de Amor Menor. Cria-se um laço forte, mas que pode se desfazer vítima da contingência do amor da outra pessoa. Chega ao ponto do amor não-correspondido, e teremos que passar o resto da vida sem a possibilidade de ser alma gêmea de alguém. Outra pessoa pode nos presentear com a carta de Amor Verdadeiro, mas por mais que possamos querer responder à altura, não podemos. Nossa carta já foi usada e só dispomos de Amores Menores para entregar.

Aí se dá o velho dilema: Roberto ama verdadeiramente a Júlia, que ama verdadeiramente a Natália, que ama verdadeiramente o Marcelo, que não ama verdadeiramente ninguém.

Não se pode ter certeza do Amor Verdadeiro de outra pessoa. Mas toda pessoa sabe quando já entregou a sua carta a alguém. Principalmente se este alguém não é quem está ao seu lado agora.