DiáLOGOSpoéticos - Ruas singulares e cores leve

Ruas singulares e cores leve

Vírgílio de Lemos

Talvez encontres meu amor

uma certa forma de espiritualidade

na natureza morta

acrescentada à tela

que faz do teatro vida, ideias,

sensações, impulsos,

cores que criam

o Movimento,

viagens da luz que ilumina

tua alma:

talvez encontres, meu amor,

uma certa forma de espiritualidade

no que é abstrato.

DiáLOGOSpoéticos

Con-versando com Virgílio de Lemos

Ruas singulares. Como são singulares as ruas perdidas dos mapas e dos relógios! Ruas abertas. Noturnas e nuas em performances de esquinas, quão entornadas de sol e astros anônimos nas edificações misterioriosas de amores não sabidos. Ruas-lugares, escadarias, trilho de pedras guardando mar. Passarelas suspensas. Becos bêbados de vida. Ruas cheias de lua. Ruas-rio. Singulares rios em cheia de mar.

Talvez encontres. Sim, meu amor. E como não ser encontro? Quando as ruas se atravessam de entres e silêncios, que nome tem isso? A chegada dos olhos que se deixam espiar da janela, que nome tem essa porta? Passeios públicos no privado, como se interpretam no cristalino dos ouvidos e além? A dança da língua no poema corpo... Palavra é uma ponte onde amor vai e vem, cantou a poeta.

Talvez encontres uma certa forma de espiritualidade na natureza morta de tudo o que vive. Aquela pintura de que não se gosta chegando de novo em seus olhos. Outros olhos conversando com os seus. Entre sentidos e a intencional falta deles. Espaços abertos e abafados. Nuncas e agoras. Sempre tão espirituais as vertigens de cada encanto (não se põe ponto final depois do encanto)

acrescentadas à tela que faz do teatro vida, de ideias partilha, sensações correntes, impulsos de asfixia e gozo entre as cores que criam desertos e estrelas, tudo para além da forma virtual do existir. Aí o Movimento. Doce de leite nascido em banho de logos, palavra e fogo - o sempre rio de Heráclito a nos salgar...

Talvez encontremos nestas viagens de luz...de verdade, se há alguma verdade, viajar é sempre luz...a iluminação de nossa almas, a transposição do eu e do tu no nascimento do plural, essas águas transbordantes que penetram de espiritulidade um ser tão abstrato e em cores, amor. Leve...