ESCATOFOBIA

“Eu não gosto do livro do Apocalipse porque ele me dá medo”. Ouvi essa frase não de uma nova convertida, mas de uma mulher madura e crente, alguém com muitos anos de caminhada no Evangelho. Particularmente eu nunca consegui compreender porque alguém, principalmente um crente, teria medo de ler o Apocalipse.

Pessoas que têm medo do Apocalipse sofrem de “escatofobia”, ou seja, são pessoas “escatofóbicas”. A verdade é que nem sei se esta palavra existe. Mas o neologismo da língua portuguesas nos permite a criação de novas palavras.

Não confunda “escatofóbico”, pessoa que tem medo dos acontecimentos que ocorrerão no fim dos tempos (medo da escatologia), com “escotofóbico” que é a pessoa que sofre de um medo irracional do escuro. Porém, mesmo sendo síndromes diferentes, ambas são tratadas pelo mesmo remédio, que nada mais é do que a Palavra de Deus.

De fato, as Santas Escrituras é o Santo Remédio eficaz tanto para acabar com o medo do escuro (e de tudo que diga respeito às trevas), como também o medo do fim dos tempos. Pois o seu “princípio ativo” é o próprio Senhor Jesus, que tanto é a Luz, quanto o Salvador do Mundo.

É bem verdade que textos apocalípticos não se confundem com textos escatológicos (sendo este o gênero, e aquele a espécie, ou seja, nem toda escatologia é apocalíptica), no entanto, a “escatofobia” seria justamente o medo do que ocorrerá no fim dos tempos.

É interessante notar que em todas as crenças religiosas, ou ao menos quase todas elas, que pregam em suas doutrinas o fim dos tempos, sempre é profetizado que o fim do Mundo é marcado por vários elementos comuns: catástrofes naturais em proporções inimagináveis; acontecimentos sobrenaturais visíveis por todos; e também o surgimento de indivíduos que comandam com extrema maldade esses últimos acontecimentos.

O que não consigo compreender é porque um Servo de Jesus teria medo do Livro do Apocalipse, uma vez que justamente o Livro do Apocalipse já foi escrito para que seus servos não tenham medo do fim.

Ou seja, alguns cristãos têm medo do Apocalipse, quando a finalidade deste Livro é acabar com todo o medo das coisas que brevemente irão acontecer.

Nos três primeiros versículos do Livro nós já encontramos verdades espirituais tão belas e profundas que, ao invés de medo, seus leitores deveriam ter segurança e paz. De forma bastante resumida, podemos sintetizar tais verdades em:

a) O Apocalipse é o livro da Revelação cujo autor é o próprio Jesus Cristo. Ou seja, não foi um vidente quem o escreveu, mas o Senhor do Universo. Será que Jesus escreveria algo com o intuito de nos amedrontar?! Certamente que não;

b) O objetivo do Livro é mostrar aos servos de Jesus como será o fim. A intenção é justamente nos alertar previamente das coisas que irão acontecer, para que quando aconteçam nós não sejamos pegos de surpresa;

c) As pessoas que leem, que ouve e guardam as profecias do Apocalipse são mais do que felizes. O Livro já se inicia com uma promessa de felicidade para aqueles que podem ter acesso ao que nele está escrito.

Vários outros motivos existem pelos quais o Livro da Revelação de Jesus Cristo deva transmitir segurança e não temor.

Como ia dizendo, não entendo porque algum cristão possa ter medo daquilo que foi criado para dar-lhe segurança. Ou seja, não faz sentido algum que alguém tenha medo de algo que só existe para acabar com o seu medo.

Talvez a cura para aqueles que sofrem de “escatofobia” seja entender que o Apocalipse nada mais é do que o roteiro criado por Deus para o fim dos tempos. A história da humanidade foi escrita pelo Senhor, e o último capítulo dessa história não poderia ser de outra forma.

Algumas pessoas pensam que este Livro é apenas um conjunto de previsões das coisas que vão acontecer, reveladas pelo Senhor Jesus. Pensar assim não é correto! O Senhor Jesus jamais foi apenas um personagem comum, ou somente um sujeito passivo do Universo. A raça humana, todas as classes de seres espirituais (anjos e demônios), o anticristo, o falso profeta, satanás, todos estes sim são sujeitos passivos da criação. E por mais que alguém pense que pode fazer o que quiser, a verdade é que apenas e tão somente o Senhor determina qual o caminho que toda a criação vai seguir. Nada, nem ninguém, faz algo se Deus não permitir, pois só Ele É Soberano.

Alguém poderia pensar que o anticristo ou o falso profeta, ou até mesmo satanás, seriam os protagonistas do Apocalipse. Ledo engano! O Senhor tanto É o autor da história, quanto o Único personagem principal. Todos os demais, inclusive o anticristo, o falso profeta e satanás, são personagens secundários e passivos, que vão atuar conforme estabelecido no Script do Senhor.

Todo o desenrolar dos últimos acontecimentos da Terra são determinados por Deus, e cada personagem só entra na história quando ele autoriza, veja: é Jesus Cristo o Único que pode desatar os 7 Selos. É pelo tocar das trombetas dos anjos do Senhor que o anticristo (cavalo branco), a guerra (cavalo vermelho), a fome (cavalo preto) e até mesmo a morte (cavalo amarelo), entram em sena. Cada Selo aberto por Jesus se refere a um grande e terrível acontecimento ou catástrofe. O final de tudo, vai acontecendo à medida que cada uma das sete Taças da Ira de Deus vai sendo derramada. Deus envia duas testemunhas, permite que sejam mortas, depois as ressuscita. Por ordem de Deus, um anjo prende satanás por mil anos (prisão temporária), Deus então o solta por um breve espaço de tempo (liberdade provisória), para então condená-lo eternamente (sentença condenatória perpétua e irrecorrível).

Ora, diante disso, como algum cristão poderia entender que Deus não seria o Autor do Apocalipse? E sendo Deus o autor, como algum cristão poderia ter medo?

O Livro do Apocalipse, por tanto, é a história escrita (e não apenas prevista) por Deus para a pública e Gloriosa Coroação de Jesus como Senhor; o arrebatamento da Igreja; as Bodas do Cordeiro; o derramamento da Ira divina; a punição eterna dos desobedientes (humanos e demônios); e o encerramento da vida terrena com a conhecemos.

Em outras palavras, o Apocalipse não é uma simples previsão feita por Deus, mas um roteiro criado por Ele. Os fatos descritos no Apocalipse, que irão acontecer no fim de tudo, foram narrados a João não apenas porque Deus os previu, mas porque Deus os determinou. Não é uma adivinhação divina, mas uma determinação divina. É o último ato escrito pelo Roteirista do Universo, ou seja, nosso Deus e Senhor.

Diante disso, um cristão não pode jamais ter medo do Apocalipse. Ou seja, um crente escatofóbico é inadmissível. Quem não conhece a Cristo pode sofrer de tal síndrome. E o anticristo, o falso profeta e satanás com certeza sofrem de escatofobia aguda em grau infinito.

O povo de Deus tem Remédio para essa síndrome: a Bíblia!

Medo do escuro?

Nunca! Eu tenha a Luz do Mundo!

Medo dos últimos acontecimentos?

Jamais! Sou filho do Autor da história!

E só mais uma coisa: o Apocalipse é o último capítulo da nossa história na Terra. No entanto, depois dele tem mais história gloriosa para nós, agora junto ao Roteirista.