FONTE DE SABEDORIA

A sabedoria é um fruto amadurecido que colhemos nos momentos onde tudo o que há no mundo se torna incapaz de oferecer qualquer consolo e alicerce; é uma dádiva que recebemos de Deus no instante em que nos damos conta de que tudo está sujeito à finitude, principalmente nesse momento histórico em que vivemos, onde tudo se torna obsoleto, até mesmo aqueles indivíduos que tem grande apreço ao sucesso, a fama, a ostentação e o status social, pois são eles, evidentemente, as maiores vítimas da perversidade da coisificação que predomina na fria modernidade. 

A vida, esse clarão que se apaga num piscar de olhos, se esvai tão depressa que muitas vezes as pessoas esquecem de perceber sobre o que se passa dentro de si mesmas; e esquecem de notar os seus verdadeiros anseios e buscas apenas para ostentarem uma imagem um tanto superficial e mentirosa ao seu respeito.

Portanto, a sabedoria proveniente de Deus, com sua onisciência, vem a ser a fonte suprema que nos liberta da alienação do dia a dia; mas só é possível quando desejamos ir de encontro ao que nos edifica e a tudo o que desafia a temporalidade esvaziada e empobrecida de muitos. A sabedoria só é possível quando vivenciamos aqueles momentos onde a esperança da eternidade é bordada nas páginas de nossas vidas com uma riqueza inquestionável, a fim de permanecermos sempre numa mesma direção: no caminho da retidão. E mesmo que esmoreçamos, continuarmos perseverantes entre lutas sem tréguas aos quais nossa existência está sujeita.

Nada melhor, então, para a vida do que uma fração diária de sabedoria, mas não no sentido de usá-la para satisfazer uma vaidade cega e nem para ostentar uma imagem de autoridade competente (pois com essa atitude frente a vida nunca iremos chegar a lugar algum, no máximo ostentar uma imagem de detentor ''supremo do conhecimento''), e sim com a intenção exclusiva de levar adiante os mais belos ensinamentos, pois é deles que é possível germinar, em terra estéril, uma boa safra de virtude para o enriquecimento mais pleno da alma. 

A sabedoria é a riqueza onde há pobreza espiritual, é uma fortaleza em tempos de opressão; nada mais salutar para a alma, portanto, do que essa fonte proveniente de Deus, pois é dela que conseguimos nos saciar. E quem busca se libertar da mentira, tem sempre a alternativa da sabedoria (que é uma luz resplandecente a iluminar os nossos caminhos), sabedoria que nos ajuda a superar as adversidades da vida.Nada mais interessante, então, do que a simplicidade de uma vida que já não busca mais nada, a não ser a própria fonte onde brotam a sabedoria, o amor, a caridade e o perdão. Enquanto nos vestimos de belas estampas das virtudes Cristãs, conseguiremos nos desvencilhar das amarras da morte que assola a vida coisificada daqueles pessoas que já não tem mais forças para escaparem da própria masmorra que criaram para si mesmas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/02/2017
Reeditado em 02/02/2017
Código do texto: T5900427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.