DESUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO

Dia após dia são plantados no íntmo de muitos seres humanos, e com total consentimento, a desolação da falta de perspectiva e da ausência da necessidade de amparo; seres humanos esses que, desprovidos de qualquer alegria e entusiasmo, surgem aqui e acolá (sem que haja qualquer responsabilidade pela vida humana), é como se um fluxo contínuo e incessante de desumanidade movimentasse a profusão de tantas misérias espalhadas pelo mundo afora.São vidas que apenas subsistem, como se a fatalidade dos instantes fosse a única realidade de tais homens cativos da morte de todos os dias (embora possamos sempre encontrar um enorme consolo que possa nos salvar da dissolução progressiva em nossa cotidianidade...) 

Pois o que muitos negligenciam, infelizmente, é o que estão fazendo de suas vidas, e se o que fazem tem sentido ou é favorável para a sua libertação; além do mais, deixam de lado a própria condição de saberem para onde vão quando a morte enfim chegar repentinamente.Essa falta de consciência faz com que a vida seja desprovida de importância, sendo tratada como se fosse um mero objeto fadado a manipulação e ao consumo instantâneo.

A industria midiática, por exemplo, não só tem determinado os valores que devem ser ventilados para o publico, com tamanha eficácia e sagacidade, como também tem sido de grande importância na formação dos indivíduos para a vida em sociedade. Na verdade, são indivíduos que, desrespeitados nos seus direitos, se tornam conformistas e desprovidos de senso crítico; além do mais, ficam sem nenhuma condição de discernirem o verdadeiro caminho que precisam trilhar na vida, um caminho onde possam ter um verdadeiro encontro consigo mesmas e, sobretudo, com Deus, o único que pode nos amparar e nos consolar.. 

Todos os dias nós somos alvos das grandes mentiras que circulam pelos quatro cantos do mundo; mas quem estará disposto a aceitar que por detrás de uma aparente fonte de luz possa se esconder tantas trevas quantas forem necessárias para acabar com nosso discernimento, ou melhor, com nossa preciosa sabedoria trazida pela palavra de Deus? 

Quantos, nos seus afazeres rotineiros e repetitivos, estarão dispostos a dar ouvidos a um apelo de socorro surgido do abismo de uma tenebrosa condição, e em outros abismos,que são tão fundos, destes onde se encontram tantas vidas adormecidas pelo descaso, pela ignorância e pela miséria espiritual? 

Tanta desumanização e tanta alienação só torna a humanidade mais embrutecida e distante da luz da verdade revelada pela palavra de DEUS...O mundo, a cada dia que passa, tem sido um imenso palco das discórdias e de total banalização, seja na área da sexualidade, onde muitos se esqueceram que são seres humanos com possibilidade de desenvolverem, no encontro com o outro, grande capacidade de demonstrar afetos, seja na religião, onde o que impera é a falta de um compromisso com tudo o que há de mais sagrado na vida, tendo como consequência o excesso de cientificismo e a deterioração dos laços afetivos. 

A expressão ''amar o próximo como a si mesmo'' , num mundo onde há competição e disputada pelo poder, ficou reservado apenas para aqueles que buscam a Deus em espírito e em verdade, são pessoas que, em algum momento de suas vidas, renasceram para a vida eterna... mas não nascidas para aceitar os valores determinados por essa sociedade fadada ao fracasso e à ruína, ferida e vitimada pela decadência lenta de sua estrutura! 

Na verdade, muitos seres humanos apenas existem, no sentido de não terem consciência do que estão fazendo de suas vidas; e também sem ao menos saberem como lidar com as frustrações que surgem do meio social em que estão inseridas. No entanto, não podemos esquecer que mais do que meramente existir no mundo ou, o que é pior, subsistir, é, sobretudo, encontrarmos, a partir do que está dado e estabelecido, grandes significados para tudo o que nos ajuda a produzir os saborosos frutos das boas obras, sempre levando em consideração a verdade revelada que pode nos orientar pelos caminhos tortuosos do mundo em que vivemos.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/02/2017
Reeditado em 29/04/2017
Código do texto: T5899957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.