E SE JESUS NÃO EXISTISSE?

E SE JESUS NÃO EXISTISSE?

Certa vez veio-me o seguinte pensamento: “e se Jesus não existisse, o que seria do homem, e como seria o Mundo?”

O que seria de nós se Jesus não existisse, e o que seria deste pobre Mundo sem Cristo? Quer dizer, quais seriam as consequências práticas e fáticas se o Carpinteiro de Nazaré não passasse de uma lenda. Um Mundo sem Jesus diferenciar-se-ia em que de um Mundo com Jesus?

Pude então imaginar, ou ao menos tentar imaginar, como seria este Mundo e seus insignificantes habitantes se Jesus jamais tivesse existido.

Já podemos concluir, sem a menor sombra de dúvida, que o Mundo sem Jesus seria um lugar desgraçado, e quando falo que o Mundo sem Jesus seria um lugar desgraçado eu não estou usando a palavra “desgraçado” como sinônimo de uma coisa ruim, muito embora o Mundo sem Jesus seria ruim em um grau infinito de malignidade. No entanto, estou usando a palavra “desgraçado” em seu sentido literal, ou seja, ausência da Graça de Deus. Logo, mesmo antes de enumerar as consequências do planeta Terra sem Jesus, já podemos concluir que seria um lugar sem a Graça de Deus.

Para vocês que dizem que Jesus não existiu, ou que Jesus não é Deus, então preste atenção nas consequências de um Mundo sem Jesus. Se Jesus não existisse, então:

1ª consequência:

TODOS IRÍAMOS PARA O INFERNO

Ora, sendo Jesus o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo (o que os teólogos chamam de expiação), e sendo Ele quem pagou por nossos pecados com seu precioso Sangue na Cruz do Calvário, sendo nós, por tanto, declarados inocentes (o que os teólogos chamam de justificação), logo só podemos concluir que se Jesus não tivesse nascido, obviamente Ele também não teria morrido, nem muito menos ressuscitado. De tal forma que o Sacrifício Santo também não teria ocorrido, e assim nosso escrito de dívida não teria sido riscado, nem muito o tetelestai (“está consumado”, ou mais precisamente, “está quitado”) seria pronunciado (João 19:30).

Ou seja, se Jesus não existisse todo ser humano teria exatamente o mesmo destino eterno: o inferno.

O Mundo seria apenas a antessala do inferno, e a morte seria simplesmente o iniciar do infinito e do mais doloroso sofrimento da raça humana. Por tanto, independentemente da vida que vivêssemos, e das atitudes que cometêssemos, bem como do comportamento tivéssemos, e independentemente ainda do nosso caráter, o fato é que sem Jesus todo ser humano já nasceria com a sentença de condenação eterna irrecorrivelmente decretada, e ao morrer seria levado para o inferno.

2ª consequência

O ESPÍRITO SANTO NÃO EXISTIRIA

Se Jesus não existisse o Espírito Santo também não existiria. A Bíblia nos afirma que é Jesus Cristo aquele que nos batiza no Espírito Santo (Mateus 3:11), e foi Ele mesmo, ou seja, o próprio Senhor Jesus, quem nos afirmou que precisaria ir para junto do Pai, pois se Ele não fosse para junto do Pai, o Espírito Santo não poderia vir (João 16:7).

Por consequência, sem o Espírito Santo jamais poderíamos saber o que seria: amor, paz, alegria, mansidão, bondade, domínio próprio, benignidade, fé, paciência. É que estes são os “gomos” do Fruto do Espírito (Gálatas 5:22). Também jamais saberíamos o que seriam os dons espirituais, nem o que seria o novo nascimento.

Já imaginou um Mundo sem o Espírito Santo de Deus? Pois bem, se Jesus não tivesse existido, também não existiria o Espírito Santo. De tal forma que eu posso concluir que: sem Jesus Cristo, sem Espírito Santo.

3ª consequência

A BÍBLIA NÃO EXISTIRIA

Se Jesus não tivesse existido, a Bíblia também não existiria. Isso é fácil concluir quando pensamos em primeiro lugar que o Novo Testamento jamais teria sido escrito, posto que sem Jesus não haveria os Evangelhos (os quais tratam da Vida e Obra de Jesus), o Livro de Atos (continuidade da Igreja de Jesus), as Cartas (doutrinas aprendidas pelos apóstolos de Jesus), nem muito menos o Livro do Apocalipse (o qual foi ditado pelo próprio Jesus ao já velhinho João).

O Velho Testamento também não existiria, pois tudo o que existe no velho pacto são apenas sombras de Jesus, nele existem mais de 300 profecias sobre Jesus. Assim se o Messias não tivesse existido, o Velho Testamente também não existira!

Já imaginou um Mundo sem as verdades consoladoras do Sermão do Monte? Ou então sem os registros inspiradores de intrepidez e fé dos apóstolos? Ou ainda sem a profundidade da Carta de Paulo aos Romanos? Já imaginou um Mundo sem a espiritualidade poética do Salmo 23, ou ainda do Salmo 91? Como seria nossa vida sem o Livro de Provérbios?

Pois bem, se Jesus não tivesse existido, nada disso existiria!

Ou seja, se Jesus não existisse, também não existiria a Bíblia.

4ª Consequência

NÃO CONHECERÍAMOS A DEUS

Nós dissemos que se Jesus não tivesse existido, a Bíblia também não existiria. O fato é que sem a Bíblia nós não conheceríamos a Deus.

Veja bem, só sabemos que há um Deus porque a Bíblia (Palavra de Deus) assim nos diz. O que conhecemos de Deus, mesmo que ainda em parte, só é possível porque a Bíblia nos ensina.

É bem verdade que sem a Bíblia poderíamos até saber que Deus existe, pois o firmamento anuncia as Obras da Mãos de Deus (o Mundo é demasiadamente maravilhoso para ser obra do acaso, da evolução ou de um Big Beng). Porém jamais poderíamos ter conhecimento de Deus. Seríamos mais ou menos como os atenienses, adorando a um Deus Desconhecido.

Assim, se Jesus não existisse não conheceríamos a Deus.

5ª consequência

SERÍAMOS VÍTIMAS INDEFESAS DOS ESPÍRITOS MALIGNOS

É pelo Santo Nome de Jesus que nós podemos subjugar todas as atividades demoníacas. Ou seja, em Nome de Jesus as pessoas são libertas das cadeias espirituais, e os demônios são expulsos, repreendidos e afastados de nós. E somente o Nome de Jesus tem poder para tanto.

Se Jesus não existisse toda a horda do inferno faria o que bem entenderia, transformando este Mundo em um lugar insuportavelmente diabólico.

Se Jesus existindo, este Mundo ainda jaz no Maligno, que dirá se Jesus não existisse!

Essas são apenas umas poucas consequências de um Mundo sem Jesus. O Mundo seria um inferno e os seres humanos apenas moradores de um local que, como eu já disse acima, seria apenas a antessala do inferno. Em outras palavras, este Mundo seria um verdadeiro inferno, e todos morreríamos e seríamos jogados no inferno. Seria inferno aqui, e inferno depois daqui.

Com certeza este Mundo não se torna um inferno porque Jesus existe. Aliás, o inferno (Geena, Tártaro, Sheol, etc.), aquele local destinado para os que morreram sem Jesus, poderia muito bem ser conceituado apenas como “o lugar onde Jesus não existe”.

A conclusão que se poderia ter então, em reposta à pergunta “e se Jesus não existisse?”, poderia ser apenas a seguinte: se Jesus não existisse, o Mundo seria um inferno.

Mas acredito que a resposta deva ser outra. Vejamos bem, a Bíblia nos relata que todas as coisas foram feitas por Jesus, e sem Ele nada do que foi feito se fez (João 1:3). Ou seja, foi Jesus quem criou todas as coisas que existem. Em outras palavras, todo o universo, e tudo o que existe dentro dele, foi feito por Jesus. De tal forma que sem Jesus nada teria sido criado.

Por tanto, em resposta a indagação “e se Jesus não existisse?”, a melhor resposta seria: nada mais também não existiria. Sem Jesus o Mundo, e tudo o que nele habita, jamais teria existido.

Se eu escrevei esse texto, e se você está lendo-o, é só por um motivo: Jesus existe.

Logo, meu caro amigo ateu (se é que algum vai ler esse texto, ou se vai lê-lo até o fim), quando você indaga qual a prova que Jesus existe, a resposta é simples, ou seja, é porque você existe. Pois por mais que você não concorde, você é a prova viva que Jesus existe.

E mais, Jesus não apenas existe, como também É DEUS!