A PROPAGAÇÃO DO ENGANO

Quando uma ideia ou ideologia é repetida inúmeras vezes para o povo que consente resignadamente (como observou uma vez Albert Camus), ou quando uma história é contada incessantemente pelos grandes meios de comunicação, ou ainda quando se espalha a informação caluniosa de que há um inimigo a ser combatido em razão da ameaça que representa para a sociedade, a verdade se degrada no coração dos seres humanos, muitas vezes se transformando em valor relativo ou em alguns casos sem qualquer valor.

Ambas as deturpações, que visam propagar o engano, levam algum tempo para se tornarem aceitas, até que um dia se solidifiquem no ideário de uma nação; e, como consequência desastrosa, chegam ao destino que lhes foram atribuídos: elas passam, infelizmente, a ser encaradas como '' verdades incontestáveis'', de tal maneira que desviam os seres humanos do caminho que precisam para se aproximarem da única fonte originária da verdade, ou seja, da grande verdade revelada por Deus no coração dos homens.

Há várias maneiras de fomentar o engano, uma delas é entreter inúmeras pessoas sedentas por diversões baratas e apelativas; e quanto mais ficam fascinadas pelo poder hipnotizador dos mecanismos de controle da massa, menos interesse pela verdade emanada pelo amor de Deus manifestam; consequentemente, pouca disposição para viverem de benevolência.

Há pessoas que, depois de tanto participarem de espetáculos atrozes e cheios de banalidade, fazem com que a própria consciência acerca do mundo em que vivem e das relações, se torne atrofiada; em muitos casos ocasionando a apatia e a falta de interesse pelas questões mais urgentes e inquietantes do homem, além da incapacidade de buscarem um sentido e um propósito mais elevado que possa orientar a própria vida. 

Há inúmeros situações que foram arquitetadas unicamente com a intenção de provocar desinformações, superstições e discórdias...Foi assim que o genocídio se tornou socialmente aceito numa sociedade, bem como todas as insanidades que foram praticadas ao longo da história pelos homens inescrupulosos. Infelizmente, a cada dia que passa as insanidades e as perversões socialmente aceitas têm se tornado mais e mais sofistcadas, complexas e destrutivamente imorais.

É como se belas palavras (que ocultam a insensatez e as iniquidades) fossem suficientes para serem dotadas de validade e credibilidade; mas quantos seres humanos não tem sido enganados por uma farsa bem elaborada? E, o que é pior, aos poucos passam a acreditar nas palavras sedutoras que são proferidas, seja por um grande líder, seja por um ídolo de nossa cultura.

As raízes mais profundas da perversão estão assentadas sobre a fonte de todo o engano; é a perversão do espírito, portanto, uma forma de ilusão que prepara o ser para as aventuras mais tresloucadas...Talvez não surpreenda que a ânsia exagerada pelo poder de dominação e de opressão (e as suas realizações) sejam responsáveis pela criação da história das grandes mentiras inventadas no âmbito de uma cultura decadente, no qual os acontecimentos narrados pelos historiadores e cronistas estão envoltos pela névoa das tramas complexamente sangrentas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 15/01/2017
Reeditado em 08/10/2017
Código do texto: T5883213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.