HOJE COMPLETOU 120 ANOS DA CHEGADA DE FEBRÔNIO

Voltando aquela terça-feira, 29 de Dezembro de 1986, quando a 2ª Expedição comandada pelo Major Febrônio de Brito, de Inara Bahia.

A Vila de Monte Santo, recebia essa 2ª Expedição, com a metade do armamento de Guerra, mais com canhões e metralhadoras e 560 membros lhes acompanhavam na vila ainda minúscula, onde não tinha calçamento e somente duas pracinhas da Matriz e Praça Nova. Naquela época só existia roças em volta das praças.

Essa Expedição ficou 15 dias em Monte Santo, de 29 de Dezembro de 1896 a 12 de Janeiro de 1897, o dia da partida para combater em Serra do Cambaio, no dia 18 de Janeiro de 1897, onde houve confrontos de Conselheiristas contra essa Expedição, e nessa morreu João Grande e outros do Lado do Conselheiro, mais aconteceu outra chacina na Lagoa do Cipó, depois chamada de Lagoa do Sangue, morreram mais de 300. E a 2ª Expedição recuavam Tabulerinhos, próximo o arraial de Canudos, dominada por Antonio Conselheiro, que expulsou essa 2ª Expedição Major Febrônio de Brito e retorna a Salvador Bahia.

Para não dispersar o leitor vamos voltar a trajetória do Major Febrônio de Brito, ao deixar Monte Santo, passou essa Expedição pelas fazendas, Coiqui, Trapagó e prossegue até Acaru, as fazendas eram grandes e com poucas divisões em 1897, existia muitas Matas preservadas.

Por isso, hoje não deve comemorar: mais relembrar neste lugar que serviu de apoio ao Exército do Brasil e os seus militares foram praticarem Massacres contra canudenses em Canudos de 1897. Por isto nesta reflexão a respeito dos 120 anos, nesta quinta-feira, 29 de Dezembro de 2016, Monte Santo, uma cidade maior em urbanização, sem a 2ª Expedição do Exército, que em 1896 e em 1897, usou na época o Imóvel com sobrado até o começo da década de 1940, nesse imóvel encontra-se a Prefeitura Velha de Monte Santo, a Praça Monsenhor Berenguer.

Por aqui passaram as Expedição Major Febrônio de Brito, Moreira César e Artur Oscar, essas assustaram os moradores da Vila de Monte Santo.

Hoje, não devemos comemorar esse ato ocorrido no Nordeste Brasileiro de muitos problemas ainda mantidos, do passado.

Mas este cordelista José de Jesus, ao escrever este artigo, esteve no Dom. 12 de Janeiro de 1997, quando completava 100 anos, da passagem da 2ª Expedição Major Febrônio de Brito, em Fazenda Laje de Dentro. Lá teve apoio de Antico e Coriolano, segundo informou-me Ariston Andrade Moura, em 12 de Jan. de 1997, em Laje de Dentro, próxima ao Povoado de Soledade, zona rural de Monte Santo.

Na quinta-feira, 12 de Janeiro de 2017, pode ser lembrado os 120 anos, da chegada daquela Expedição a Laje de Dentro, mais nos dias atuais já foram esquecidas pelas memórias das pessoas no Sertão, modificado cheio de muitas roças e fazendas, estradas que dão acesso aos povoados próximos , Santo Antonio, Soledade, Desterro do Garricha, São Pedro e outros mais distantes.

A Expedição Major Febrônio de Brito, passou em terras da fazenda Acaru, mais essa Expedição passo do lado leste da Serra do Acaru, naquele ano de 1897, tinha estrada ruim e feita pelos sertanejos.

Hoje, não existe mais a estrada da Guerra, porque construíram muitas roças e estradas e também o desmatamento em plena caatinga. E o que resta encontra-se cinza e afetada pela estiagem num período de Seca, no município de Monte Santo.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 14/01/2017
Código do texto: T5881959
Classificação de conteúdo: seguro