O PERCURSO DOS SÁBIOS

São sábios todos aqueles que erigiram sua morada espiritual numa rocha firme, numa rocha que serve de alicerce contra todas as adversidades da vida que se sucedem vagarosamente. Por isso, há momentos que precisamos construir uma sustentação sob o risco de nos afundarmos no abismo do desespero e no veneno das amarguras.

O que é a vida senão um combate infindável onde só a esperança de uma alvorada repleta de vitórias nos faz caminhar relutantes? Esse alicerce que sustenta nosso crescimento espiritual só é possível quando damos espaço para que se manifeste a presença marcante de Deus em nossas vidas; ele, com sua benevolência, é quem fortifica nosso chão e faz crescer nossa sabedoria, a fim de nos orientarmos por tantos caminhos obscuros (embora surjam caminhos que nos dão a chance da tão sonhada vitória).

Em cada época da história humana houve uma ideologia predominante; em cada era, predominou uma tendência letárgica cujo poder de vida e de morte, mais conhecido como zeitgeist, governou a humanidade como se fosse algo absoluto, onde muitos homens tiveram que se submeter ao seu jugo avassalador. As mais diversas criações humanas, desde que o mundo foi formado e criado, tiraram do momento histórico em que estavam inseridas sua seiva; na verdade, a maior parte de seu conteúdo expressou a atmosfera alienante de uma época...mas sabemos todos nós que o pensamento predominante de um tempo histórico é tão passageiro como todos os seres vivos que habitam na terra! Em vista disso, o que dizer de nossa época que prega uma ideologia onde há competição em todas as esferas sociais, quando o ter é mais importante do que o ser, e também quando se prioriza mais a aparência do que a honestidade que brota do coração dos seres humanos?

Se não bastasse, o imediatismo e a busca incessante de status social, são valores perseguidos e buscados incessantemente em nosso mundo atual: um mundo tão globalizado e rico de criações tecnológicas, que a dimensão espiritual do ser humano acaba ficando de lado, sequer é desenvolvido quando o mesmo se submete e se deixa aprisionar pelo poder avassalador (e porque não dizer hipnotizador?) da massa!

É tão incrível a rapidez de obsolência do que é produzido e para o término do prazo de validade do que é ostentado! Ou ainda, é tão incrível a variedade dos bens que circulam cotidianamente (sempre de forma acelerada em nosso meio social), que muitas vezes ficamos abismados com a inconsistência que invade a vida em sociedade, principalmente quando somos bombardeados por tantas informaçoes corriqueiras e absurdas!

O mais estarrecedor é que muitos indivíduos, na ânsia de serem idolatrados e queridos por todos, sucumbem ao prejuízo de amargarem o desprazer de serem esquecidos caso coloquem como valor e meta o sucesso ou a fama a qualquer preço! uma vaidade que só mascara aquele vazio que habita em suas vidas!

Enquanto muitos seres humanos buscam na inconsistência de uma existência imersa nos valores erigidos sem qualquer base sólida, desprovidos da proteção e dos cuidados de Deus, há pessoas que, cansadas de estarem a mercê de tamanha vanidade espalhada pelo mundo e da obsolência que invadiu a alma de muitos, resolvem edificar uma morada sob luz da palavra revelada por DEUS, onde desde o seu alicerce que a sustenta, até o sótão enquanto região de ascensão para o espírito, há a presença de uma força que não se extingue jamais, de um alicerce firme e sólido que prevalece desde a origem dos tempos!

No abrigo da misericórdia e do amor de Cristo, qualquer tempestade é insuficiente para a abalar a estrutura que edificamos sob sua presença. Apesar desta sofrer com os vendavais e borrascas, conseguimos com coragem nos manter firmes e convictos de nosso triunfo, até que no fim das contas possamos enfim contemplar o arco-íris através de um novo tempo que se anuncia pelo horizonte da nossa existência.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 14/01/2017
Reeditado em 14/01/2017
Código do texto: T5881814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.