A EXCEPCIONALIDADE DA FÉ

Enquanto soubermos da realidade do que está para além de nossa frágil visão, teremos fé naquilo que não podemos ver, ou seja, naquilo que escapa do alcançe de nossos sentidos e também de nossa compreensão racional; porém de alguma forma teremos como sentir que algo de muito misterioso está do nosso lado, ainda que, cientificamente falando, pensemos que isso não passa de mera ilusão.

A razão nada pode fazer para compreender o que por si só é insondável, embora sirva para nos dar discernimento na vida prática; enquanto a fé não só nos coloca mais perto do desconhecido, como também mais próximos da eternidade. A aptidão para a fé no Deus Supremo, é dos sentimentos mais nobres, mas ao mesmo tempo um dos mais complicados que existem, de modo que a ciência tem dificuldade em abordar esse assunto, ainda que seja abordável (desde que possa dialogar com a tradição no sentido de desvelar a luta de um povo contra as adversidades da vida sob a espada da fé depositada em DEUS e em Jesus Cristo).

Fazer uma compreensão profunda sobre a psicologia da fé é uma tarefa um tanto instigante e motivadora para quem busca conhecer os propósitos mais elevados de Deus para a vida daqueles que o ama em espírito e em verdade.

Mesmo assim, os caminhos de DEUS ainda permanecerão inacessíveis para qualquer sistema de pensamento objetivo com base empírica, lógica ou racionalista, pois não são com provas dessa natureza que o fundamento das coisas que não se veem são amplificadas e descortinadas em nosso coração; mas antes, pela confiança na suprema justiça e misericórdia de Deus (o único que pode operar grandes milagras) é que fundamentamos nossas convicções, sem recorrermos a qualquer forma de racionalização para explicar o que é em si incognoscível pela lógica. Havendo grande demanda pela verdade, os testemunhos, sem dúvidas, são provas irrefutáveis do amor de Deus pela vida humana; são relatos importantíssimos para a disseminação de uma obra perene e sublime, uma obra permeada de milagres, especialmente na vida dos que creem em Jesus Cristo, o filho de Deus.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/01/2017
Reeditado em 13/01/2017
Código do texto: T5880831
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.