A VIRTUDE QUE PROMANA DE DEUS

Perceber o mundo a nossa volta, buscando compreender cada pessoa a partir da história de vida de cada uma, só faz ficarmos mais sensíveis e ricos espiritualmente...A nossa vida não é só composta de rotina e dessa correria exagerada que vivemos todos os dias, ela é também uma oportunidade de obtermos enorme aprendizado com as experiências do outro e também com nossos próprios erros. Na verdade, é pela apreciação dos desígnios de Deus que extraímos uma rica coleção de aprendizados permanentes para uma vida repleta de paz...

É imprescindível que cresçamos espiritualmente, permitindo que a graça de Deus inunde nosso ser e a palavra tranforme sobremaneira nosso caráter, fazendo com que possamos sentir imenso refrigério no mais profundo da alma. Perceber além do que podemos ver habitualmente as coisas, é o primeiro passo para superarmos as dificuldades e as adversidades que encontramos no meio do caminho.

Entretanto, percebo que as relações humanas nos dias de hoje são tão superficiais e miseráveis, a tal ponto que grande parcela das pessoas tem dificuldades em compreender o mundo misterioso do outro; mas, sobretudo, acolher e ouvir o seu próximo nos momentos mais dificeis da vida. O outro serve apenas como meio para alguns, ao invés de ser um fim em si.Em razão desse egoísmo, todas os vinculos humanos e interações sociais se tornam empobrecidos e fadados ao fracasso, pois não deram chance alguma de abertura para um diálogo verdadeiramennte fraterno e produtivo, tamanho é o egocentrismo que passou a imperar na relação de muitos indivíduos!

É na manifestação de uma profunda alteridade (proveniente do cuidado de um ser humano pelo outro ser humano), que há a possibilidade de que nasça caminhos para o diálogo; o qual, por sua vez, faz emergir a compreensão e o amor entre dois seres. É, pois, uma atitude que demanda grande disposição e uma dose de intrepidez para sairmos do conformismo rotineiro, visando extrair através da reciprocidade de vivências partilhadas, o que de melhor uma relação verdadeiramente autêntica pode agregar para as nossas vidas, nunca negligenciando o apelo que brota de um ser humano que clama por justiça.

Quanto mais estivermos munidos de sabedoria, humildade e gratidão pelo que Jesus Cristo fez por todos nós, fazendo de tudo para nos manter fortificados como uma enorme fortaleza, mais saberemos professar ao mundo a palavra de Deus imbuída de bela poesia, pois tal como uma chama incandescente, um dia reverberarmos a graça e obras perenes pelo mundo em que estamos inseridos Portanto, seremos mais perceptivos e participativos dos mistérios revelados em nossos corações, sem que a soberba venha aprisionar nossa capacidade de dar grandes voos de liberdade.

Tendo grande temor de Deus e uma honestidade veemente em adorá-lo, teremos condições de fazer com que magníficos voos de liberdade se concretizem em nossa vida espiritual, ainda que nos tornemos incompreensíveis perante os que ficaram adormecidos espiritualmente, principalmente por parte dos homens que deixaram de buscar a verdade que liberta suas almas oprimidas.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 13/01/2017
Reeditado em 13/01/2017
Código do texto: T5880808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.