A LUZ QUE RESPLANDECE SOBRE AS TREVAS

''Jesus disse: 'As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus'. (Lucas 18.27) 'Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo'. (2 Coríntios 5.17)''

Na sociedade em que vivemos, a representação, a aparência e o status social é amplamente valorizado; é a oportunidade para que os indivíduos medíocres sejam ''bem vistos'' pelos seus pares'', sendo portanto sinônimo de sucesso, reconhecimento e popularidade...

Ora, as pessoas são valorizadas muito mais de acordo com a posse e a hierarquia que ostentam socialmente, do que propriamente pelo caráter que possuem. A essência de cada pessoa, ou seja, o que ela tem de mais permanente e verdadeiro em seu ser, é na maior parte do tempo desvalorizada, fazendo com que a ânsia incessante pelo ter e a necessidade de representar, escondam o que há de mais verdadeiro e precioso do ser de muitos seres humanos, especialmente aqueles que passam sua existência apenas subsistindo sob o julgo opressor das grandes inverdades criadas pela cultura.

Tudo o que é criado pelos homens, ou seja, todas as ilusões necessárias para a vida em sociedade, são destroçadas pelas ondas implacáveis do tempo, até mesmo os grandes impérios que surgiram desde a origem do mundo passaram pela agonia do fim...Memso tais impérios, no fim perceberam, no auge de suas crises, no auge de uma agonia sem precedentes, que uma simples condição climática é suficiente para debilitar seu vigor e declinar tamanha soberba. Até hoje nada que foi erigido pela ganância e pela soberba dos homens prevaleceu...

O que podemos, então, esperar de uma pessoa que vive sua existência dizendo absurdos e insanidades, a nao ser inconsistência, tolices e deturpações? Pois é assim que, infelizmente, muitos agem! De tempos em tempos vão revelando suas próprias sombras e deformidades nas entrelinhas de uma fala hipócrita e impregnada de malícias (tamanha incoerência e ambivalência, estão presentes até mesmo na vida daqueles que professam o nome de Deus, na vida de homens condicionados ao paganismo de nossa fria modernidade!).

A finitude governa esse mundo em que vivemos, por isso não há nada que possa deter o fim inerente a todos os seres. Sendo assim, tudo está destinado ao fracasso, e por essa razão todas as tentativas de viver sem os desígnios de Deus não passam de infrutíferas e inconsequentes, uma maneira um tanto ousada do indivíduo enganar a si mesmo.

Porém, o homem que vive sob os propósitos de Deus, amando-o em espírito e em verdade, está em condições de irradiar sabedoria e amor pelo mundo, espalhando suas sementes e fazê-las germinar em todas as direções. E, além disso, como está escrito em Isaias: ''mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão''.

Os indivíduos que vivem segundo as imposições da cultura estabelecida pela sociedade, só conhecem o sabor do vazio e da finitude (o que podemos esperar de uma sociedade altamente manipuladora e alienante, de uma sociedade completamente putrefada pela corrupção nas relações humanas?); porém aquele que vive sob a luz resplandecente do redentor, não só será agraciado por verdadeira serenidade, afugentando o vazio de sua alma, mas também se banhará nos mares calmos do eterno amor de Deus e de nosso senhor Jesus Cristo, pois quem mais podería ser o nosso guia num mundo onde só conhecemos miséria, corrupção e iniquidade?

Pois, nesse mundo, apenas Deus e seu filho amado podem ser a nossa fortaleza e o nosso refrigério numa época onde o sofrimento assumiu proporções gigantescas juntamente com a corrupção se proliferando em todas as esferas sociais.

Jesus é a luz do mundo e o sal da terra; também, é a fortaleza e o refrigério de nossas almas, porquanto somente ele é quem detém o verdadeiro amor que salva todos homens contritos. Portanto, viver sob seus desígnios significa seguir os seus ensinamentos, ou seja, semeando caridade, perdão, compaixão, amor, serenidade, sabedoria, solicitude e cuidado num mundo repleto de ódio, ressentimento, intolerância, egoísmo, desamparo e miséria. A luz que resplandece nas trevas, e afugenta a ira dos soberbos, só pode ser proveniente da única fonte que nos traz saciedade, da única fonte onde podemos nos consolar. Essa fonte só pode ser o amor de Jesus Cristo, o nosso salvador e rei supremo da eternidade (sentado a direita de nosso Pai celestial: o supremo criador de todas os seres existentes)

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 02/01/2017
Reeditado em 02/01/2017
Código do texto: T5870114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.