A BANDEIRA DA VERDADE

Todas as palavras que são ditas com sinceridade e verdade são mortíferas demais para aqueles que vivem das mentiras e de tantos vícios capazes de enclausurar a alma. Porém, não existe nada mais emancipador para o ser humano do que professar a verdade independente dos riscos e perigos que está sujeito; tal disposição demanda coragem e uma motivação para assumir, sem hesitação, a responsabilidade pelas palavras proferidas diante de tudo o que o cerca.

Sendo assim, não há espaço para adentrar sabedoria e emancipação num meio onde só há prazer na vanglória e também onde há praticas inconsequentes de iniquidades temperadas por anseios atrozes; pois tanto a sabedoria quanto a liberdade, só co-existem num contexto onde a vontade dos indivíduos cooperam para a graça divina se fazer presente em cada coração contrito, como também em cada coração aberto a dádiva da bem aventurança.

Quando os muros da discórdia são altivos demais, quando a possibilidade de dizer a verdade se torna ameaçada pelos sistemas de controle que aprisionam a capcidade de pensar dos seres humanos, ou então, quando a liberdade perde espaço para a servidão (seja ela voluntária ou involuntariamente), não há outra escolha nesse mundo senão o sacrifício em prol do que acreditamos que possa fazer sentido para a vida, ou seja, fazendo de tudo o que estiver ao nosso alcance pela verdade propiciadora de libertação.

Se não fosse Jesus Cristo, o filho de Deus, a guiar nossos passos errantes, seria possível pensar em qualquer verdade válida para todos nós vivermos, especialmente se pensarmos calmamente que só existiu um único justo que habitou entre nós com uma missão sem precedentes? Acredito com alegria de alma que ninguém mais, a não ser o próprio Deus, é dotado de plenas condições de amar tanto a humanidade, até mesmo se tornar servo e ainda tendo o mais sublime gesto de amor: morrer numa cruz para salvar o homem da sua miséria espiritual.

Para falar a verdade, nada nesse mundo pode ser mais afuscante e aterrador do que a luz divina resplandendo o seu amor e sua justiça sobre as densas trevas que enegrece o ser de muitos, revelando o oculto de tantos intentos humanos através de seu fulgor imensamente esplendoroso.E também nada pode ser mais edificante para os que amam a Deus do que seu infinita sabedoria que confunde o falso saber dos homens das letras, dando discernimentos indispensáveis para identificar a obra dos falsos profetas e também dos falsos mestres.

Ninguém que vive escondendo de si mesmo, de outrem ou, o que é pior, de Deus, consegue compreender o que só pode ser revelado para os grandes de coração (pessoas de alma generosa e que esbanjam humildade), pois o verdadeiro sentido da vida não está reservado para os orgulhosos e para os soberbos, e sim para aqueles que permitiram que a graça se avolume em seu ser; são essas pessoas que chegaram a um amplo entendimento de sua condição e sabem que podem transcender a tudo o que é adverso, porquanto souberam perseverar durante a vida, a fim de alcançarem a autorrealização espiritual debaixo dos desígnios absolutos de Deus.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 30/12/2016
Reeditado em 30/12/2016
Código do texto: T5867804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.